Sabesp cria alternativas para melhorar abastecimento no Litoral Norte

Conjunto de projetos vai solucionar pequenos vazamentos, além de impedir variçaões de pressão durante fornecimento de água

ter, 17/08/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) criou alternativas para solucionar as perdas de água nos sistemas de abastecimento do Litoral Norte. O conjunto de projetos solucionará pequenos vazamentos, além de impedir qualquer variação de pressão durante o fornecimento de água. Os trabalhos estão sendo feitos por setorização: no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião, nas regiões mais populosas dos municípios de Ubatuba e Ilhabela e no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba.

“A setorização foi proposta para medir o volume de água oferecido à população e o efetivamente consumido, com o objetivo de diminuir a captação de água na fonte, contribuindo com o uso sustentável da água e garantindo o abastecimento nos imóveis”, ressalta o superintendente regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro.

Em São Sebastião, desde o dia 1º de julho, os moradores do bairro Pontal da Cruz estão sendo abastecidos por um reservatório de água, localizado no final da rua João Tarora, que  melhorou a vazão e distribuição de água para todo o bairro. Com capacidade de 1.750 m³, o equipamento eliminou as variações de pressão no abastecimento e as perdas na distribuição da água durante o processo.

No mesmo bairro, na Rua Wenceslau Braz, a Sabesp está fazendo a troca de ramais de água desde junho. Ao todo, serão 134 ramais substituídos para atender até 800 usuários. A iniciativa vai melhorar o abastecimento e solucionar pequenos vazamentos recorrentes nas fissuras antes existentes nas vias do bairro. O serviço deve terminar no final da primeira quinzena de setembro.

Em Ilhabela, a gestão optou pela troca preventiva de cerca de 500 hidrômetros e otimizou a equipe para diminuir o prazo médio de reparo dos vazamentos. Além disso, técnicos estão fazendo vistoria nos imóveis com ligações inativas de água.

Em Ubatuba, a instalação de macromedidores que tem a função de medir o volume de água disponível numa determinada região e a instalação de válvulas para regular a pressão de água nas redes e ramais prediais vão eliminar os vazamentos.

Em Caraguatatuba, a Sabesp está fazendo a troca de ramais de todo o bairro Massaguaçu, além da instalação de válvulas para regular a pressão de água; o monitoramento das vazões e o aumento da pressão de água melhorando a distribuição.

A Sabesp estenderá as ações para demais áreas nos municípios.

Da Sabesp