Sabesp conscientiza população sobre riscos de fontes alternativas de água

Consumo de água de caminhões pipa e poços artesianos irregulares pode transmitir doenças

ter, 19/06/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% das doenças disseminadas nos países em desenvolvimento resultam da ingestão de água contaminada. As anomalias mais comuns são febre tifóide, disenteria, cólera, diarréia, hepatite e giardíase – infecção causada por parasitas que se fixam na parede do intestino delgado e provocam diarréia e desconforto abdominal.

Pensando em reverter esse quadro, a Sabesp mantém campanha de conscientização sobre os riscos do consumo de água de fontes alternativas. “Na cidade de São Paulo, há hotéis, postos de gasolina, lavanderias, hipermercados e até restaurantes de grande porte que compram água de caminhões pipa ou de poços artesianos. É possível que o produto tenha qualidade duvidosa, pois nem sempre é tratado corretamente”, alerta o gestor de marketing da Sabesp, Carlos Eduardo Rodrigues. O maior prejudicado é o cidadão, que ingere alimentos contaminados sem saber.

Outra parcela da população acha que a água de torneira não é purificada e prefere comprar a industrializada. Material de divulgação da Sabesp esclarece: “A água engarrafada, muitas vezes apresenta problemas de contaminação ou possui filtros de eficiência duvidosa. Se a água é da Sabesp e a caixa do imóvel estiver limpa, não há motivo para desconfiança”.

Menos doenças – Constatadas anormalidades, o profissional aplica cálculo tarifário retroativo ao período da ausência do serviço da Sabesp. Talvez nem todos saibam, mas existe legislação federal desde 2005 que determina procedimentos para o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento, inclusive os alternativos. O decreto institui também que os testes de qualidade para consumo sejam divulgados à comunidade.

A Sabesp produz 88 mil litros de água por segundo para atender 25 milhões de pessoas em 368 municípios. A companhia segue rigorosamente os mecanismos de controle de qualidade. Passa por fiscalização de diversos órgãos, possui a certificação ISO 9002 e tem prêmios no Brasil e no exterior.

Seus laboratórios com moderna tecnologia fazem as análises da água em todas as fases do processo, desde a captação bruta, tratamento, até a distribuição aos seus clientes.

Sem citar números, a empresa informa que seus investimentos no tratamento do produto permitiram reduzir índices de mortalidade infantil, incidência de cáries na população, doentes em leitos hospitalares e aumento na expectativa de vida.

Esclarecimento – Para difundir os riscos da utilização de fontes alternativas de água, desde 1º de dezembro a Sabesp realiza campanha de esclarecimento em shoppings da cidade de São Paulo e em locais de grande circulação pública.

Atualmente, os quiosques da companhia estão nos shoppings Paulista e Plaza Sul. Os estabelecimentos que receberam a equipe decidiram adotar exclusivamente a fonte da Sabesp para suas necessidades. A ação da empresa deve durar quatro anos.

Comprometida com o meio ambiente, a companhia evita a abertura indiscriminada de poços e conscientiza a população sobre a necessidade de poupar as reservas naturais de água.

Leia também:

Como denunciar

Os perigos das fontes alternativas

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial