Sabesp conscientiza população sobre importância da preservação dos cursos d’água

Primeira edição do Ecomobilização será realizada na zona sul da Capital

qui, 10/06/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp realiza nesta quinta-feira, no córrego Rio das Pedras, no bairro Parque América, zona sul da Capital, a primeira edição da Ecomobilização. O projeto, realizado em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, prevê que estagiários e aprendizes da empresa liderem de forma voluntária ações para conscientizar a população da importância da preservação dos cursos d’água recuperados pelo programa Córrego Limpo, da Sabesp. A cada edição um novo córrego será visitado.

“A ideia é fazer com que os moradores da região se apropriem do córrego para garantir a perenidade da sua conservação. De nada adiantará os esforços da Sabesp para eliminar os lançamentos clandestinos de esgoto se a população seguir jogando lixo nos cursos d’água”, explica o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

O envolvimento dos estagiários e aprendizes tem por objetivo promover a integração e fazer com que a população se familiarize com aquele que é considerado um dos principais programas socioambientais da empresa, tornando-se, assim, multiplicadores. Esta edição será voltada apenas para os estagiários.

Os estudantes irão se encontrar na Estação do Conhecimento Sabesp, localizada na estação Pinheiros da CPTM. No local, terão acesso a informações sobre o ciclo do saneamento e os outros projetos desenvolvidos pela companhia, como o Tietê, Onda Limpa e Vida Nova – Recuperação de Mananciais.

Posteriormente, vão de trem até a estação Grajaú, na Praça Yvonne dos Santos Ruttis, onde está localizado o córrego Rio das Pedras. Numa ação integrada com a ONG SOS Mata Atlântica, os estagiários vão coletar poluição difusa (papel, lata, garrafa, PET etc).

A próxima edição da Ecomobilização está prevista para ocorrer no próximo mês com a turma de aprendizes.

Córrego Limpo

A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída em março de 2009, beneficiou cerca de 800 mil pessoas. Nesta etapa foram entregues 42 córregos, sendo 28 totalmente despoluídos e outros 14 com trechos recuperados. Outros 58 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. Quando for concluída a segunda fase, mais de mil litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados nos cursos d’ água, com melhorias para os rios Pinheiros e Tietê. O volume corresponde aos dejetos gerados em uma cidade de 750 mil habitantes.

O programa Córrego Limpo é realizado pela Sabesp em parceria com a prefeitura de São Paulo. A Sabesp é responsável por implantar e operar a rede coletora de esgoto nas regiões próximas aos cursos d’água selecionados. À prefeitura cabe a manutenção das margens e dos leitos dos córregos, bem como a remoção de imóveis nos fundos de vale que impeçam a passagem das tubulações de esgotamento sanitário.

Da Sabesp