Sabesp compensará 750 mil consumidores afetados pelo rompimento de adutora

Deduções já virão na conta do mês de março que chega a partir do dia 4

qui, 11/02/2010 - 18h55 | Do Portal do Governo

Por orientação do governador José Serra e seguindo as melhores práticas de respeito ao consumidor, a Sabesp vai compensar, já na conta de março, todos os 750 mil moradores afetados pelo rompimento da adutora Teodoro Ramos, na zona sul da capital, no último domingo. Os clientes terão uma redução correspondente à tarifa mínima cobrada pela empresa de 10m3 (10 mil litros) ao mês, valor a ser calculado de acordo com o tipo de tarifa aplicada. As contas de março começam a chegar a partir do próximo dia 4.

Todos que consumiram no período até 10m3 – cerca de 300 mil pessoas – terão conta zero. Os demais 450 mil moradores pagarão apenas a diferença, ou seja, terão o valor dos mesmos 10m3 descontados do total de sua conta. No caso de condomínios que tenham apenas um medidor, o cálculo será feito considerando-se todas as unidades: um prédio de apartamentos, por exemplo, terá a compensação do correspondente à tarifa mínima por cada um deles subtraída da conta total. 

Esse tipo de iniciativa já foi adotado em circunstâncias similares, como em Franca, em razão do rompimento de uma adutora em 2008, no Jardim Romano e Itaquaquecetuba, em dezembro do ano passado, e em São Luiz do Paraitinga, em fevereiro deste ano, sempre como forma de compensar os consumidores afetados pelo ocorrido.

O governador Serra orientou, ainda, que a Secretaria de Justiça, por intermédio do PROCON, convocasse a Sabesp para discutir outras medidas de compensação a eventuais prejuízos de consumidores da área afetada. A primeira reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 11.

Da Sabesp