Sabesp combate fraudes em ligações de água

Disque-Denúncia, 181, atenderá reclamações de fraudes

qua, 22/04/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, oficializa hoje, 22, uma parceria com o Instituto São Paulo Contra a Violência para o combate às fraudes em ligações de água. A partir dessa parceria, as denúncias de fraudes poderão ser feitas ao Disque-Denúncia (181), serviço mantido pelo Instituto e pela Secretaria de Segurança Pública.

O termo de parceria será assinado às 15h, no Auditório Engº Tauzer Garcia Quinderé (Rua Costa Carvalho, 300, Pinheiros, São Paulo), pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e pelo presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Ribeiro Capobianco.

Em 155.569 vistorias da Sabesp, no ano passado, foram descobertas irregularidades em 21.165 imóveis. Isso representa um total de mais de 5 bilhões de litros de água desviados.

O índice de perda foi de 27,7% do volume faturado pela Sabesp, ou 432 litros x ligação de água por dia. Desse total, 34% são perdas aparentes, que têm entre as causas fraude, submedição, ligações inativas e falhas comerciais.  

Esse tipo de parceria com o instituto já é mantida com outras empresas, como a AES Eletropaulo e entidades do Sistema S (Sesi, Senac, Sebrae, Sest, Senat e Sesc).