Sabesp: Campanha leva conhecimento sobre saneamento para dentro das escolas

Objetivo é mostrar importância de se economizar água e de se utilizar corretamente as redes coletoras de esgotos

qua, 18/01/2006 - 11h07 | Do Portal do Governo

A Campanha Educacional “Agente Mirim” – uma parceria entre a Sabesp, a Coordenadoria de Educação do Butantã/Pinheiros, do Grupo 1 de Jornais e que contou, também, com a colaboração das subprefeituras de Pinheiros e Butantã, bem como da Associação Comercial de São Paulo – Distrito de Pinheiros e Butantã – alcança seu objetivo de conscientizar as crianças alunos e professores do ensino fundamental das escolas públicas e as comunidades locais sobre a importância de se economizar água e de se utilizar corretamente as redes coletoras de esgotos.

Foi retratada a realidade da disponibilidade hídrica do mundo, do Brasil e do Estado de São Paulo, quais são os principais mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), como a Sabesp faz a captação, o tratamento e a distribuição da água para a população, incluindo, o trabalho dos “degustadores” e, por fim, como e porque a Empresa adiciona flúor na água, prevenindo, assim, a incidência de cáries e, também, diminuindo os índices de dentes perdidos e obturados nos últimos anos.

Com referência à utilização correta das redes de esgotos, sempre houve uma preocupação de se explicar à real necessidade de se conectar as tubulações internas dos imóveis às redes da Sabesp. Além disso, este espaço serviu, também, para explicar que a mudança de pequenas atitudes no dia-a-dia das pessoas contribui para a sobrevivência dos seres vivos e, ainda, diminui o foco de doenças.

Outro fato importante, é que este trabalho permite que a Sabesp tenha subprodutos, provenientes do tratamento de esgotos com o objetivo de se economizar água tratada, clorada e fluoretada para oferecer a empresas e prefeituras utilizarem para fins menos nobres, como é o caso da água de reuso para limpeza de ruas, praças públicas, resfriamento de maquinários, entre outras utilidades.

As crianças e adolescentes serão, certamente, os porta-vozes do futuro deste planeta e, por isso, atitudes e campanhas, como esta, são primordiais para aproximar os jovens sobre a realidade em que vivem para se conscientizarem sobre a preservação dos recursos hídricos e, também, respeitarem o meio ambiente. Somente assim, as próximas gerações terão condições de viver num mundo melhor, mais saudável e digno.

Por isso, é importante que todos utilizem a água de maneira racional, sem desperdiçar e, ainda, criar mecanismos que auxiliem as pessoas a se conscientizarem a respeito da preservação do meio ambiente. Outro fator preponderante, é que todos compreendam que a conexão das redes internas dos imóveis às tubulações da Sabesp é uma atitude necessária e inteligente, visto que é a certeza que todo o esgoto domiciliar está sendo encaminhado, por meio das redes, para uma estação para tratamento desses efluentes.