Sabesp assume operação das represas do Sistema Produtor Alto Tietê

As barragens e todo o sistema de interligação estão sendo transferidos do DAEE para a Sabesp

qua, 21/01/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é agora responsável pela operação, vigilância e manutenção das cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê (Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba).

As represas totalizam 72,5 quilômetros quadrados de espelho d´água e estão localizadas nos municípios de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano. Abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, da Sabesp, cuja produção de água é de 10 metros cúbicos por segundo.

As barragens e todo o sistema de interligação estavam sob a responsabilidade do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e estão sendo transferidos para a Sabesp devido a uma negociação de acerto de dívidas. O patrimônio está avaliado em cerca de R$ 670 milhões.

Na última sexta-feira, 16, foi formalizada a transferência da operação para a Sabesp e, posteriormente, será transferido o patrimônio, que depende ainda de um processo de regularização das áreas pelo DAEE.

Antes da formalização ocorrida sexta-feira, o DAEE efetuava as manobras operacionais, tais como fechar as comportas nos dias de chuva para aumentar o nível dos reservatórios e, consequentemente, acumular mais água para tratamento e distribuição à população.

Será possível implementar no entorno dessas represas a mesma forma de gestão atualmente usada no entorno das represas do Sistema Produtor Cantareira, que recebe monitoramento constante para evitar ocupações desordenadas, assoreamento, entre outras ocorrências danosas aos mananciais.

Da Sabesp