Sabesp assina primeiro convênio internacional

O acordo é o primeiro da empresa de saneamento no exterior

sex, 09/01/2009 - 9h41 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assina nesta sexta-feira, 9, Convênio de Cooperação Internacional com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AYA), na Costa Rica. O vice-governador Alberto Goldman estará presente no evento de assinatura, que terá vigência de cinco anos e dará início a uma cooperação técnica entre as empresas nas áreas comercial, jurídica e administrativa, bem como a um intercâmbio de modelos de gestão. O acordo é o primeiro da Sabesp no exterior após a entrada em vigor das leis estaduais 12.292/2006 e 1.025/2007, que permitiram à empresa atuar em âmbito nacional e internacional.

O acordo permitirá às partes identificar áreas de interesse comum visando à assinatura de contratos específicos, por meio dos quais a Sabesp poderá transferir à AYA tecnologia para implementação de programas de combate a perdas de água, bem como prestar consultoria na construção, operação e financiamento de instalações de produção e distribuição de água potável e de coleta, tratamento e disposição final de esgoto. Apesar de ser um centro de atração turística dos mais importantes da região caribenha, a Costa Rica ainda possui índices baixos na área de tratamento.

O convênio é resultado de uma visita de representantes da AYA à Sabesp em outubro passado, que teve como objetivo conhecer a estrutura da empresa. A concessionária paulista coleta 79% e trata 72% do seu esgoto, sendo referência nacional. Em 2008, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 49% das residências no País tiveram seus dejetos coletados. Quanto às perdas d’água, os esforços da companhia em relação ao tema e as tecnologias desenvolvidas também chamaram a atenção da missão costarriquenha.

Os trabalhos serão desenvolvidos por meio do concurso de equipes técnicas de diversas naturezas das empresas cooperandas. Também poderão ser realizados trabalhos em conjunto com outros órgãos ou entidades públicas e privadas ou mediante contratação de empresas especializadas em saneamento básico e ambiental para realização de estudos, pesquisas, desenvolvimentos de tecnologias e capacitação de recursos humanos. A expectativa é a de que, até março, representantes da Sabesp visitem a Costa Rica para iniciarem a identificação de oportunidades conjuntas e a negociação de contratos específicos para a transferência de tecnologia e prestação de consultoria.

O termo do convênio será assinado na Costa Rica, por parte da Sabesp, pelo presidente Gesner Oliveira. Ricardo Sancho Chavarría, presidente executivo do Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados, assinará em nome da empresa costarriquenha. Além do vice-governador, estarão presentes a secretária de Saneamento do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena, o Embaixador do Brasil na Costa Rica, Tadeo Valadares, o Ministro da Presidência da Costa Rica, Rodrigo Arias, e a Ministra da Saúde da Costa Rica, María Luisa Ávila.

Da Sabesp