Sabesp assina contrato para prestação de serviço no ES

O acordo prevê a transferência de tecnologia e licenciamento de software desenvolvido pela Sabesp

ter, 13/01/2009 - 11h11 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, assinou contrato de prestação de serviço com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O acordo – o primeiro fechado com uma concessionária estadual – prevê a transferência de tecnologia e licenciamento de software desenvolvido pela empresa paulista para a automação dos sistemas produtores de água tratada de dois municípios capixabas.

O acordo foi dividido em duas etapas. A primeira tem duração de três meses e prevê a realização de diagnóstico, concepção e o desenvolvimento do projeto para a implantação da tecnologia desenvolvida pela Sabesp, o Aqualog. Desde o dia 12, representantes da Sabesp estão no Espírito Santo em reunião com a Cesan para início dos trabalhos, levantamento de dados cadastrais, de campo e estudo de tratabilidade das águas dos sistemas contratados. Os técnicos permanecerão lá por uma semana e trabalharão nestes quesitos nos sistemas produtores das cidades de Nova Venécia e Viana, contempladas pelo contrato.

Já a segunda fase terá duração de sete meses e envolve a instalação dos equipamentos, pré-operação e treinamento dos funcionários da Cesan, entre outras ações. No total, a Sabesp assinará contratos com valores aproximados de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 351 mil pela primeira etapa e o restante, ainda por assinar, referente à complementar.

O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que permite que as operações dos sistemas de produção de água alcancem a máxima eficiência possível, gerando menores custos operacionais e garantindo maior confiabilidade e segurança. O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também disponibiliza tabelas e gráficos, ferramentas essenciais de gerenciamento.

Por ser um produto único no mercado, o contrato pôde ser fechado sem necessidade de licitação. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) , ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , que atestam ser a companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.

O contrato com a Cesan é uma das primeiras ações da área de Novos Negócios da Sabesp, planejada recentemente para expandir a participação da empresa nacional e internacionalmente. Com o acordo, considerado estratégico, a companhia dá um importante passo para que outros do mesmo tipo sejam fechados, possibilitando, assim, a entrada em um importante mercado. As concessionárias estaduais estão presentes em quase 80% dos municípios brasileiros.

Da Sabesp