Sabesp aposta em tecnologia de ponta para identificar furto de água

Operação caça-fraude conta com sonda especial para verificar irregularidades

qui, 07/07/2016 - 15h23 | Do Portal do Governo

A Sabesp tem investido em tecnologia avançada para combater o furto de água. Os agentes das operações caça-fraude estão lançando mão agora de uma sonda especial, que se utiliza de raios infravermelhos, como no controle remoto da TV, para fazer uma varredura da tubulação e verificar se existe alguma irregularidade que possa burlar a medição do hidrômetro, e sem a necessidade de quebrar o piso.

Outro equipamento utilizado na operação “caça-gatos” é o detector de ímãs. Com ele, mesmo estando no lado de fora do imóvel, o técnico consegue verificar se existe um campo magnético fora do comum próximo ao hidrômetro.

Além disso, a companhia está gradualmente substituindo os hidrômetros convencionais por modelos blindados contra ímãs. Essa troca não está restrita aos casos de suspeita de fraude com ímã, ou seja, todos os hidrômetros da companhia serão substituídos gradualmente pela nova tecnologia.  

Resultados
Os esforços da Sabesp no combate a fraudes podem ser notados nos primeiros cinco meses deste ano. O número de irregularidades identificadas na Região Metropolitana de São Paulo subiu 34% na comparação com o mesmo período de 2015. De janeiro a maio de 2016, foram 9.428 casos, contra 7.012 em 2015.

A Sabesp ressalta a importância da população na identificação do crime de furto de água pelos telefones 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.

Do Portal do Governo do Estado