Sabesp apoia evento que discutirá como alavancar investimentos em saneamento

Objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão para compartilhar experiências de sucesso na gestão e inovação no setor

ter, 29/06/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

O 2º Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento (CAIS 2010) apresentará formas de aumentar os investimentos necessários em saneamento sem descontinuidade. Um painel vai abordar a agilidade do processo de financiamento e o aumento do volume de investimentos para o setor de saneamento básico.  O evento, que conta com apoio da Sabesp, acontecerá nesta quarta-feira, 30, na Capital.

O objetivo do congresso é criar um espaço de discussão e reflexão para compartilhar experiências de sucesso na gestão e inovação no setor; discutir como superar graves problemas sociais e contribuir para que o saneamento seja objeto de metas desafiadoras.

O presidente da ABCON e da CAB Ambiental, Yves Besse, vai moderar este painel, que tem a participação do chefe do departamento de saneamento ambiental do BNDES, Luis Inácio Senos Dantas; do superintendente da Caixa, Rogério Tavares; do especialista em saneamento, Marcos Thadeu Abicalil, e do representante sênior da Japan International Cooperation Agency  (Jica) no Brasil, Masayuki Eguchi.

O painel sobre investimentos discutirá também a elevação do gasto público em saneamento. Para tanto, Luis Inácio Dantas, do BNDES, vai explicar sobre a captação de recursos para lastrear o investimento em saneamento. Já o superintendente da Caixa, Rogério Tavares, falará sobre as ações do órgão em prol dos projetos em municípios de pequeno porte. Em seguida, Marcos Thadeu apresenta o papel do Banco Mundial na oferta de recursos para saneamento.

Segundo Eguchil, a cooperação da Jica combina financiamento com apoio técnico e capacitação, aumentando a sustentabilidade dos projetos. Ele abordará exemplos concretos desta cooperação multifacetada no setor de saneamento no Brasil.

Universalização

Outro assunto do evento será a universalização dos serviços de água e esgoto de forma sustentável. O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, tratará do “Programa de Trabalho pela Universalização da Base Operada da Sabesp até 2018” no Painel “Demandas do Saneamento para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”.

Outros assuntos que serão debatidos no congresso são: o papel das novas tecnologias para redução de custos e ganhos operacionais; o papel da sociedade civil, da mídia e do ministério público; as demandas do saneamento para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016; os investimentos necessários sem descontinuidade em obras e serviços de saneamento e o saneamento nos planos de governo.

A inscrição, a programação e a lista completa dos palestrantes, está disponível no endereço: www.cais2010.com.br

Da Sabesp