Sabesp alerta para aumento do consumo de água com o calor

Companhia tem produzido 4,5 mil litros a mais por segundo; consumidor deve usar água com moderação

qua, 08/02/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

As altas temperaturas deste início de fevereiro refletiram diretamente nos hábitos da população na hora de consumir água na Região Metropolitana de São Paulo: nos últimos dias, a Sabesp aumentou sua produção de água em 4,5 mil litros por segundo – volume suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

Até a semana passada, a Companhia produzia em média 67 mil litros de água por segundo. Hoje, esta produção passou para uma média de 71,5 mil litros por segundo. O pico foi no sábado, 4, quando a Sabesp atingiu 72,49 mil litros de água produzidos por segundo.

“Nós tivemos aumento da temperatura no final de semana e isso fez com que a população consumisse mais água. A Sabesp está pronta para atender a esse aumento do consumo, mas reitera o pedido para que a população use a água sem desperdícios”, afirma o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato. 

Nos últimos anos, a Sabesp realizou investimentos importantes que contribuíram para garantir o fornecimento de água para a população da Região Metropolitana de São Paulo. Entre as obras está a de ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê, que beneficia cinco milhões de pessoas. Isso foi possível porque, com a ampliação, a produção de água nesse sistema cresceu de 10 mil litros por segundo para 15 mil litros por segundo.

Além da ampliação da capacidade de tratamento, foram instaladas novas adutoras, como a Guaraú-Jaraguá, e estações para bombear a água em toda a Grande São Paulo. O investimento chega a R$ 500 milhões.

Dicas

Medidas simples podem ser adotadas dentro de casa para que a água seja usada com consciência. Na hora de tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboa. Banhos com aquecedores por 15 minutos, por exemplo, consomem 135 litros de água em uma casa. Se fecharmos o registro durante o ensaboamento e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é para a hora de lavar o carro. Prefira usar balde e pano a usar a mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros. Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para apenas 20 litros. Molhe as plantas de preferência no começo da manhã ou à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

A água das piscinas montadas principalmente para uso das crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do banho para se refrescar, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

Da Sabesp