Sabe como conservar seus documentos? O Arquivo Público te ensina

Veja como evitar a deterioração de livros e documentos

qua, 21/12/2016 - 13h18 | Do Portal do Governo

Para impedir a deterioração de livros e documentos, o Arquivo Público do Estado de São Paulo listou uma série de cuidados que devem ser tomados para permitir uma longa vida ao seu acervo particular.

Dentre os indicativos de preservação, é recomendado evitar contato direto da luminosidade, sendo preferível acondicionar o documento em caixas ou pastas. A umidade relativa ideal do ar deve ficar entre 50% e 55%, e a temperatura em 20ºC. Na impossibilidade da climatização do acervo, aplicar medidas alternativas, como instalação de ventiladores ou ventilação cruzada (com duas janelas e uma porta, por exemplo) durante um período do dia.

É sempre bom lembrar também que o manuseio de qualquer papel ou livro não pode ser feito com mãos sujas ou com cremes. Comer, beber, ou armazenar alimentos próximo aos documentos também não são atividades indicadas.

A parede pode transmitir umidades aos livros, então se recomenda deixar sempre um espaço entre estantes e parede. Armários e estantes devem ser arejados, sendo periodicamente abertos. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro e não use tintas à base de óleo.

Para mais dicas acesse o site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado