Sábado tem mutirão do DNA em Araçatuba

É necessário que a mãe, filho e o suposto pai estejam presentes no ato da coleta

qui, 17/09/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), promove, neste sábado, 19, o mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA). A análise laboratorial será realizada com 800 famílias da regional administrativa de Araçatuba, que inclui 42 cidades, entre elas Andradina, Birigui, Guararapes, Mirandópolis, Pereira Barreto e Valparaíso. 

Durante o ano, o Imesc atendeu as regionais de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto em três mutirões, convocando 4.176 famílias que estavam  agendadas nas descentralizações (regionais do interior). Até o término de 2009, o órgão atenderá as regionais de Santos, Taubaté, Araraquara e Presidente Prudente, beneficiando um total de 8.950 famílias agendadas. 

O próximo mutirão acontecerá em Santos, em outubro. Serão atendidas aproximadamente 1.000 famílias das cidades da regional. 

Mutirão 2009 

As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo. O objetivo é zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de  coleta vigentes em 10 regionais. 

Sobre o exame de DNA 

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e  certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. 

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame, é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

Sobre o Imesc 

Desde a sua criação, em 1970, o instituto trabalha no atendimento ao público e pesquisa científica. É considerado um dos maiores e mais modernos Centros de Investigação de Paternidade do mundo. O Imesc também realiza perícias médicas das mais diversas especialidades, mantendo constante política de  atualização e capacitação do quadro de peritos, por meio de cursos direcionados aos profissionais da Medicina Legal, visando sempre a qualidade e respaldo  técnico para o cidadão.  

Também é pioneiro na utilização de recursos da telemática usados na prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do Centro de Informações sobre Drogas, o Infodrogas, além de colaborar com a Universidade de São Paulo (USP) nas atividades docentes e de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.

Serviço
Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em Araçatuba
Data: sábado, 19
Horário: das 8 às 17 horas
Local: SENAC – Unidade Araçatuba
Endereço: Avenida João Arruda Brasil, 500 – São Joaquim

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania