Sábado tem bate-papo sobre futebol de várzea no Museu do Futebol

A conversa acontece no Auditório Armando Nogueira, de graça, a partir das 10h

qua, 12/12/2012 - 19h43 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, vai reunir estudiosos e cineasta para um bate-papo sobre o futebol de várzea. Todos os interessados no tema estão convidados para essa discussão gratuita, que acontece no sábado, 15, às 10h, no Auditório Armando Nogueira.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

As pesquisadores do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), Aira Bonfim e Karina Alves, apresentarão a pesquisa de mapeamento das práticas amadoras de futebol na cidade de São Paulo. O cineasta Marc Dourdin, do filme “Futebol de Várzea”, levará para a discussão os bastidores da produção do longa-metragem. Doutorando na USP em pesquisa sobre as tensões do futebol amador e o profissional em São Paulo, Enrico Spaggiari também faz parte da mesa de discussões, que será mediada pelo professor-doutor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-SP, José Paulo Florenzano.

A iniciativa volta-se para um olhar de quais são as iniciativas relacionadas ao campo da pesquisa voltada para o futebol amador na capital paulista e os resultados desses diferentes projetos desenvolvidos no âmbito museológico das ciências sociais e artísticas. Além de observar as condições dos campos de várzea, suas localizações e a condição de reconhecimento dos profissionais que disputam esses campeonatos.

SERVIÇO
Bastidores da várzea no Museu do Futebol
Dia 15 de dezembro, às 10h
Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares)
Praça Charles Miller, s/n
Participação gratuita
Ingressos para visitar o Museu do Futebol: R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores). Entrada gratuita para pessoas com deficiência. Entrada gratuita às quintas-feiras.
www.museudofutebol.org.br

Do Portal do Governo do Estado