Sábado é o último dia da Mostra Ciria Windows no Memorial da América Latina

Depois do Brasil, trabalho do artista anglo-espanhol Jose Manuel Ciria percorrerá outros países da América Latina

qui, 06/03/2014 - 21h08 | Do Portal do Governo

A “Mostra Ciria Windows”, com obras do artista anglo-espanhol Jose Manuel Ciria vai só até este sábado, 8, na Galeria Marta Traba da Fundação Memorial da América Latina. Trata-se de um recorte da obra do pintor inglês, filho de pais espanhóis, radicado desde 2005 em Nova York, quando se mudou da Europa aos 45 anos de idade. A fase nova-iorquina é o objeto desta exposição.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

As “janelas” escolhidas pelo curador espanhol Gabriel Serrano privilegiam um lado mais figurativo do trabalho de Ciria. Pinturas de grande formato convivem no espaço expositivo com pequenas e dramáticas colagens fotográficas. Depois do Brasil, “Ciria Windows” seguirá para outros países da América Latina: Uruguai, Colômbia, Peru e México.

O artista expressa muito de suas emoções sobre a vida e sobre o mundo em sua obra. Uma delas, “Eu não consigo me lembrar da sua face”, apresenta em três quadros uma fotografia antiga de um retrato, borrada por tinta vermelha na altura do rosto. A mancha vai aumentando de um quadro a outro, cobrindo praticamente toda a face. O retratado é o pai do artista, que sofreu de Alzheimer.

A Mostra é uma parceria da Fundação Memorial da América Latina com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (Ivam), da Espanha.

SERVIÇO
Mostra Ciria Windows
Até 8 de março
Das 9h às 18h
Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina
Metrô Barra Funda
Entrada Gratuita
Acesso pelos portões 1, 2 e 5
Estacionamento (Portão 4): R$ 5 por seis horas, após, R$ 2 a hora

Do Portal do Governo do Estado