Sábado é dia de vacinação contra a Pólio e o Sarampo

Postos de saúde vão funcionar das 8 às 17 horas

ter, 13/06/2000 - 19h14 | Do Portal do Governo

No próximo dia 17, das 8 às 17 horas todas as crianças de até cinco anos devem procurar um posto de saúde para tomar vacina. Neste ano, a campanha de vacinação concentrará esforços no controle de duas doenças: a poliomielite e o sarampo. A pólio já está erradicada no país, mas mesmo assim depende de uma boa cobertura vacinal para continuar longe das nossas crianças. Agora as autoridades sanitárias pretendem erradicar o sarampo, doença há muito tempo conhecida, mas que foi causadora de uma epidemia no Estado de São Paulo no ano de 1997, com 42 mil casos e 42 óbitos. A vacinação contra sarampo é rotina nos postos, porém a cobertura não é homogênea no Estado. Algumas regiões tem muitas crianças suscetíveis à doença por não estarem vacinadas e isso permite o surgimento de uma nova epidemia.
Serão vacinadas de forma indiscriminada contra o sarampo todas as crianças de 9 a 11 meses de idade. As crianças de 1 a 5 anos, tomarão a vacina dupla viral, contra sarampo e rubéola. Todas as crianças de até cinco anos serão vacinadas contra a pólio. Ao todo 14 mil postos estarão vacinando no Estado de São Paulo e já estão sendo distribuídas 8,45 milhões de doses, suficientes para 100% de cobertura vacinal.
Nesta campanha, diferente dos anos anteriores, só serão aplicadas vacinas contra a pólio e o sarampo. As outras vacinas podem ser tomadas nos postos, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. No dia da campanha, como em outros dias, para saber qual o posto mais próximo basta ligar para o disque saúde pelo número 1520.