Sábado é dia de tomar vacina contra a rubéola

O objetivo da campanha é imunizar 13,5 milhões de paulistas, homens e mulheres

sex, 29/08/2008 - 11h56 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado de Saúde realiza neste sábado, 30 de agosto, o Dia D de Combate à Rubéola. Em todo o Estado, unidades de saúde estarão abertas para receber a população entre 20 e 39 anos, alvo da Campanha de Vacinação contra a Rubéola. O objetivo da campanha, a maior já realizada em São Paulo, é imunizar 13,5 milhões de paulistas, homens e mulheres. 

Os postos de saúde estarão abertos (veja relação da Grande São Paulo em anexo) das 8h às 17h para incentivar e facilitar o acesso da população à vacina, já que normalmente os postos só funcionam de segunda à sexta-feira.

A abertura da mobilização acontecerá no Parque do Ibirapuera, às 9h, onde a secretaria montará um posto volante de vacinação. Até as 14h quem for ao parque poderá se imunizar e receberá de presente uma caricatura.

Durante toda a campanha, que vai até 12 de setembro, estarão à disposição dos paulistas cerca de 15 mil postos fixos e volantes. Há em torno de 57 mil profissionais de saúde e 4.000 carros envolvidos na operação.

Até o dia 22 de agosto, 5.979.780 paulistas se imunizaram contra a doença. Desse total, 2.678.682 foram homens e 3.301.098, mulheres. O resultado representa cobertura de 42% da população entre 20 e 39 anos.

“É muito importante que as pessoas compareçam aos postos de saúde neste sábado. Só com a vacinação é possível se proteger contra a doença, que teve um número crescente de casos em todo o Estado nos últimos anos”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências. Nas mulheres a incidência é similar dos 20 aos 39 anos, público-alvo da campanha.

Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante o período de campanha o foco é imunizar as pessoas de 20 a 39 anos.

O Parque do Ibirapuera fica na Av. Pedro Álvares Cabral, acesso pelo portão 10. 

A doença

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus do gênero rubivirus e transmitida por secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.

Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação há o risco de Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.

Da Secretaria da Saúde

(M.S.)