Sábado é dia de mutirão de DNA em Taubaté

É necessário que a mãe, filho e o suposto pai estejam presentes no ato da coleta

qua, 21/10/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto Social e de Criminologia (Imesc), promove neste sábado, 24, o mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA). A análise laboratorial será realizada com 1.000 famílias da regional administrativa de Taubaté, que inclui 36 cidades, entre elas Caraguatatuba, Ilha Bela, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Ubatuba e São José dos Campos. 

Neste ano, o instituto atenderá ainda as regionais Araraquara e Presidente Prudente. Até agora, o Imesc realizou mutirões nas regionais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Santos. Ao todo serão oito mutirões, beneficiando um total de 8.950 famílias agendadas na descentralização (regionais do interior). 

O próximo mutirão será realizado em Araraquara, em novembro, e atenderá 1.000 famílias das cidades da regional. 

Mutirão 2009 

As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes em dez regionais. 

Sobre o exame de DNA 

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. 

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial.  Para solicitar o exame, é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

Serviço

Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em Taubaté
Data: sábado, 24
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Posto de Saúde Ambulatorial

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania