Sábado é dia de mutirão da visão

Projeto Visão do Futuro já distribuiu 7 mil óculos para estudantes de 6 e 7 anos da capital

sex, 28/03/2014 - 21h15 | Do Portal do Governo

Os estudantes da rede pública poderão participar, neste sábado, 29, do mutirão de consultas oftalmológicas gratuitas do programa Visão do Futuro. O projeto, destinado aos estudantes de 6 a 7 anos, atua na prevenção e recuperação da saúde ocular das crianças.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

No fim de semana, serão reavaliados os alunos indicados pelas escolas das 13 diretorias de ensino da capital que participaram do programa, tiveram prescrição de óculos no ano passado e hoje estão no 2º ano. No mês de abril, serão avaliados os alunos do 1º ano que, agora, passam pela triagem feita pelos professores nas escolas estaduais.

A primeira etapa do Programa acontece dentro da sala de aula. Professores da rede estadual são capacitados para realizar testes de acuidade visual nos alunos e encaminhar para exames com especialistas aqueles que demonstram dificuldades.

Os estudantes contam com o transporte até o serviço de saúde, além de lanche, consulta e acompanhamento ambulatorial, se necessário. Os óculos (armação e lentes), são distribuídos gratuitamente, recebem um código de barras com a identificação do usuário e são entregues aos pais, que assinam um termo de recebimento nas escolas em que os filhos estudam. Em dois anos, foram 7.114 pares.

Em 2013, o programa encaminhou para avaliações um a cada cinco alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais da capital, um total de 14.990. No mesmo período foram entregues 3.579 pares de óculos aos alunos detectados com problemas de visão.

Do Portal do Governo do Estado