Sábado é dia de colocar a vacinação em dia

Secretaria de Estado da Saúde realiza megacampanha para imunizar menores de cinco anos de idade

sex, 17/08/2012 - 9h23 | Do Portal do Governo

Sábado, 18, é dia de colocar a vacinação das crianças em dia. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove uma megacampanha para atualizar a caderneta de 2,9 milhões de crianças paulistas menores de cinco anos. O objetivo é conferir o documento e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

LEIA TAMBÉM
Unicamp traça perfil de crianças com câncer no município de Campinas
Professores falam sobre estudo e desenvolvimento de vacina em evento na USP

“É fundamental levar a caderneta de vacinação. Caso realmente não encontre, o responsável deve comparecer ao posto onde a criança costuma ser vacinada, pois eles possuem o histórico de vacinas que já foram ou não aplicadas”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Helena Sato.

Estarão disponíveis, ao todo, doses contra 15 tipos de doenças, entre elas paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

A campanha seguirá até o dia 24 de agosto, das 8h às 17h. Neste sábado, 36,5 mil profissionais da saúde estarão distribuídos em cerca de 4 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, para conferir e atualizar as cadernetas das crianças com aplicação de vacinas, caso seja necessário.

Do Portal do Governo do Estado