Sábado é dia de atualizar a caderneta de vacinação

Crianças podem tomar o medicamento no próximo dia 16

ter, 12/06/2007 - 15h50 | Do Portal do Governo

O governador José Serra frisou a importância da vacinação contra a rubéola em crianças de até cinco anos. O apelo foi feito no final da manhã desta terça-feira, 12, na feira Hospitalar 2007, na Capital. “Sábado é o dia de vacinação da poliomielite, mas é também da tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. Então é muito importante que, no próximo dia 16, as crianças que não tenham sido imunizadas contra a rubéola recebam essa vacina”, disse o governador.

Serra lembrou que a doença está sob controle em todo o Estado. No entanto, como atitude preventiva, o governador deixou o recado para pais e familiares. “É com a vacinação em dia que vamos manter sob controle a rubéola no Estado de São Paulo”, enfatizou o governador, lembrando que a vacinação é gratuita.

A meta da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar neste sábado, 16, entre às 8h e às 17h, ao menos 3,1 milhões de crianças com até cinco anos de idade contra paralisia infantil, o que representa 95% de adesão (São Paulo tem cerca de 3,2 milhões de crianças nesta faixa etária).

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão receber doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Hospitalar 2007

Em sua 14ª edição, a Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios é a maior feira multisetorial de saúde da América Latina e a segunda maior do mundo. Nela são apresentados os lançamentos da indústria de produtos médicos, hospitalares e odontológicos. São mais de mil expositores de 30 países. A feira também atua como fórum de discussão sobre tendências e rumos da saúde no Brasil e no mundo.

Ao elogiar a iniciativa dos organizadores, o governador José Serra lembrou do tempo em que atuou como Ministro da Saúde, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. “Eu sempre dizia que a saúde tem de caminhar de duas formas. O atendimento primário, a prevenção, de um lado, e, de outro, a medicina avançada, com tecnologia, com o que há de mais moderno. E o Brasil combina com essas duas situações”.

Serra citou Cuba como exemplo de país onde esses dois itens não são equacionados. “Eles tem um bom sistema primário de prevenção, mas não têm uma medicina de ponta no que se refere aos aspectos de cirurgias ou de tratamentos mais complexos”, argumentou.

O governador disse ainda que a exposição é muito importante para o país e saudou o atual Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, presente na solenidade de abertura. “Ele vem tendo um começo de gestão bastante promissor”, disse Serra.

Para o governador, a feira “mostra o esforço que o setor produtivo brasileiro vem fazendo no sentido da pesquisa e no sentido de abastecer a saúde com os equipamentos modernos que ela necessita”. Segundo ele, “é uma demonstração de que a saúde no Brasil avança”.

Manoel Schlindwein