Sabadania bate recorde de público em Ferraz de Vasconcelos

Mais de 11 mil atendimentos foram registrados

ter, 30/10/2007 - 18h59 | Do Portal do Governo

A festa de aniversário do Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos, realizada no último sábado, 27, bateu o recorde de atendimentos em uma única edição. O evento, chamado de “Sabada- nia” (Sábado com cidada- nia) ocorre em comemora- ção ao aniversário de um dos dez postos fixos do programa da SJDC.

Ao todo foram 11.693 atendimentos entre os pólos de cultura, beleza, saúde, informação e recreação. “O número de atendimento foi maior do que o ano anterior, onde tivemos cerca de seis mil atendimentos. Isso mostra como a comunidade está envolvida com o trabalho do posto e é muito gratificante para os parceiros que atendem aqui perceberem essa integração”, explica a diretora do posto fixo Claudia Olivel.

Adinícia Ferreira aproveitou para fazer exame de visão A manicure Adinícia Ferreira do Nascimento, 35 anos, foi uma das 2,6 mil pessoas atendidas no pólo de saúde, que contempla clínico geral, exames de visão, odontologia e os serviços de aferição de pressão arterial e medição de peso e altura. “Todo Sabadania estamos aqui, hoje eu levei minha filha ao dentista e fizemos o exame de visão”, diz. A clínica geral Simone Fornazza explica que o procedimento padrão para os casos mais complicados, como os de oftalmologista, hipertensão e diabetes, é o encaminhamento ao hospital da região com uma guia de atendimento sem necessidade de triagem.

Na área de acesso à justiça, os principais serviços procurados foram o de orientação jurídica, direito do consumidor, emissão de carteira de trabalho, Acessa SP e consultas ao serviço de proteção ao crédito. A delegacia móvel, instalada no posto, realizou 95 atendimentos à população. Outro serviço que chamou a atenção dos organizadores foi a grande procura para orientações anti-drogas (175) e de DST/Aids (266) – o que reforça o trabalho desempenhado pelo CIC no dia-a-dia na região.

Em outra sala do CIC, o assunto central foi ética. O secretário-adjunto da Justiça, Izaías Santana, o coordenador estadual do CIC, Eduardo de Lima Caldas, e os representantes ONG Serhumano Devair Gonçalves e Vivian Santos travaram um acalorado debate sobre o tema. “Falamos sobre os conceitos e valores que a sociedade possui e da dificuldade das pessoas de associar a ética do individuo na ética coletiva”, explica Gonçalves.

A capoeira e o taekwondo também fizeram sucesso no Sabadania com apresentações para a comunidade de Ferraz, divulgando os trabalhos desenvolvidos durante a semana no posto fixo. “A intenção do curso é mostrar às crianças os valores do esporte”, comenta o professor Fernando Vieira. Logo após a apresentação, as inscrições para o curso foram de grande representatividade, subindo o número de 30 para 100 alunos matriculados.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania