Rubens de Falco foi imortalizado em livro da Coleção Aplauso

Biografia do ator foi escrita por Nydia Lícia em 2005 e publicada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial

sex, 22/02/2008 - 13h54 | Do Portal do Governo

Amiga, comadre e parceira de profissão, Nydia Licia escreveu em 2005 a biografia de Rubens de Falco para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Autora do livro Sergio Cardoso, Imagens de Sua Arte, editado também na Aplauso, a atriz e diretora Nydia fala com muita emoção sobre Rubens: “Fomos amigos desde muito jovens, tivemos uma vida profissional paralela. Eu acompanhei sua carreira desde o início no TBC e ele foi um dos mais importantes atores de sua geração. Era um ator reconhecido em toda a América Latina e sua atuação em ‘Escrava Isaura’ foi um grande sucesso”.

A Sucessora foi outro grande sucesso na TV. Em 2004, Rubens voltou às telas para participar da nova versão de A Escrava Isaura, na TV Record. No livro da Coleção Aplauso, Um Internacional Ator Brasileiro (208 páginas), ele relembrou fatos pouco conhecidos de sua vida pessoal e de sua infância em São Paulo, sua intensa carreira no TBC, a experiência na Vera Cruz, o sucesso internacional com o grupo Os Jograis de São Paulo, inúmeras peças de teatro e filmes.

Nydia comenta que nos últimos anos Rubens sofreu problemas sérios de saúde e ficou com seqüelas na fala e paralisia no lado direito do rosto. “Justamente para um ator como ele, foi muito triste. Tinha uma voz marcante, belíssima e uma dicção maravilhosa. Lembro de suas atuações em Antígona, de Sófocles, e Lampião, de Rachel de Queiroz, com direção de Sérgio Cardoso”.

Da Imprensa Oficial

(L.F.)