Roteiros paulistas são opção de passeio nos feriados e nas férias

Há alternativas para apreciadores do mar, campo e montanhas. Boa parte das opções de entretenimento fica próxima à capital

qua, 05/09/2007 - 9h30 | Do Portal do Governo

Quem estiver se programando para os próximos feriados prolongados (7/9, 12/10, 2/11) e as férias escolares de verão tem ao seu dispor leque extenso de possibilidades de passeios. Há alternativas para apreciadores do mar, campo e montanhas. E o melhor é que boa parte das opções de entretenimento fica próxima à capital, o trajeto pode ser feito em automóvel ou ônibus, oferece atividades para toda a família e o custo é baixo.

Chamado de turismo rural, os passeios, na verdade, incluem cultura, história, religião, gastronomia, aventura, praia, patrimônio artístico e cultural e ecoturismo. Quem visitou a Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), ocorrida no Parque da Água Branca, pôde obter informações detalhadas dos 15 roteiros turísticos divulgados e apoiados pela Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Turismo.

Veja detalhes de 13 desses roteiros turísticos

Mais de 25 mil pessoas compareceram à Feiratur, entre 17 e 19 de agosto, para conhecer pontos turísticos de São Paulo e tiveram a oportunidade de apreciar café da manhã orgânico, participar de oficina de culinária rural, exposições, palestras e seminários. No local houve rodadas de negócios, com operadores turísticos e proprietários de terras, para aumentar a oferta ao turista nesse segmento que cresce entre 18% e 23% ao ano.

Novos destinos

O secretário da pasta, Claury Alves da Silva, destacou que o governo “vai atuar muito forte” porque o setor está crescendo muito e São Paulo detém o maior número de propriedades brasileiras cadastradas para o desenvolvimento rural. Dos 12 mil empreendimentos desse tipo existentes no Brasil, 800 estão em solo paulista. Restaurantes rurais, hotéis fazenda, pousadas rurais, pesque-pague, fazendas históricas são alguns empreendimentos que compõem esse universo.

Claury afirmou que o mercado “está precisando de novos destinos e esse segmento vai oferecer isso”. Ao todo, a pasta do Turismo elaborou 45 circuitos turísticos que abrangem todos os segmentos turísticos existentes e classificados pelo Ministério do Turismo. Desse total, 37 estão em funcionamento. Os demais aguardam encontrar agências que operem os roteiros.

Alguns dos destinos abrangem outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e são chamados roteiros integrados. Há ainda os roteiros internacionais, que atendem a procura do turista estrangeiro por ecoturismo, cultura e aventura.

Exemplo de convívio

Além de colher dados para futuras viagens, os visitantes da feira se detiveram na simulação de uma microbacia hidrográfica montada pelo técnico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, José Roberto Beccaria. A miniatura da microbacia mostrava o plantio de aveia, soja, milho e o manejo de pastagens e de solo. Exibia como deve ser a conservação de nascentes, de área de preservação e de matas ciliares. Nesse espaço, homem, natureza e animal convivem em plena harmonia. 

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)