Rotas do transporte público de SP estão no Google Maps

Cidadão pode acessar o endereço http://maps.google.com.br e procurar o endereço de destino

seg, 15/12/2008 - 8h43 | Do Portal do Governo

Os cidadãos que acessarem o Google Maps podem traçar uma rota ponto a ponto com a opção de como chegar no destino desejado, utilizando as linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Este é o resultado da parceria entre a EMTU/SP, SPTrans e BHTrans com o Google que trouxe ao Brasil o Google Transit. Esta ferramenta, já utilizada em outros países, facilita os deslocamentos dos clientes do transporte público nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte de forma planejada, incluindo os sistemas de metrô e trem.

O Google Maps indica ao usuário o ponto mais próximo do local de partida, a linha que deverá levá-lo ao destino escolhido e a localização do ponto onde deverá descer, além de traçar todo o itinerário, indicando as ruas por onde o ônibus passará.

Para o presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida,  “esta ferramenta é importante para a valorização do transporte público e para mostrar ao usuário do transporte individual que as suas viagens nos ônibus podem ser planejadas de forma confiável. A informação torna mais amigável a relação entre o cidadão e o serviço de transporte coletivo e certamente nos ajudará a atrair novos usuários.”

Inicialmente, estarão disponíveis no link “como chegar” a 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (Jabaquara – São Mateus). As outras 600 linhas da Região Metropolitana de São Paulo serão inseridas no sistema, conforme a conclusão do levantamento realizado pela EMTU/SP dos pontos de parada de ônibus e das ruas percorridas em cada linha, por meio de GPS. As próximas áreas a serem incluídas no sistema serão a de Guarulhos e de Osasco.

Após a conclusão dessa etapa, as cerca de  60 linhas da Região Metropolitana da Baixada Santista e as 200 da Região Metropolitana de Campinas também estarão disponíveis no site de busca.

Da EMTU