Rota completa 39 anos nesta quinta-feira

Serão entregues 41 medalhas para pessoas que contribuíram para o sucesso do batalhão

qui, 15/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O 1º Batalhão de Polícia de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) – completa 39 anos de existência nesta quinta-feira, 15. Para celebrar a data, será realizado na sede da unidade um evento comemorativo onde serão serão entregues 41 medalhas alusivas ao centenário do Batalhão Tobias de Aguiar, unidade anterior à Rota e com 118 anos de existência. 

Os 720 policiais militares que compõem o efetivo da Rota – oito deles mulheres – serão representados pelo comandante da unidade, o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada. O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, e o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto.

Criado em 1891, o Batalhão Tobias de Aguiar teve um dos seus mais tradicionais símbolos instituído no 79º aniversário, ano em que a Rota foi criada: a boina negra. Assim como o braçal, a boina é sinônimo de orgulho e responsabilidade para os policiais do 1º BPChq.

A Rota atua no controle a distúrbios civis, escoltas especiais (presos perigosos, autoridades federais, armamento e menores da Fundação Casa), participa ativamente de operações de patrulhamento inteligente e Operações Saturação por Tropas Especiais (Oste). 

A unidade, que é uma modalidade específica de patrulhamento, não atende ocorrências do serviço 190 (Copom), pois tem a finalidade de realizar esse patrulhamento específico e apoiar as viaturas de área. O 1º BPChq é subordinado  ao Comando de Policiamento de Choque, e é composto por quatro Companhias e um setor administrativo. 

Hoje, a unidade conta com 100 viaturas, entre operacionais e leves. A Rota atende a Capital e Grande São Paulo rotineiramente, além de cidades do Interior e Litoral em operações específicas de área.

O quartel  

O 1º BPChq é originado do 1º Corpo Militar de Polícia, fundando em 1891. O Batalhão Tobias de Aguiar foi o terceiro quartel construído no então Corpo Policial Permanente. O imóvel, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo, é inspirado na arquitetura francesa do estilo pós- napoleônico. No subsolo, há uma série de túneis que fazem ligação com quartéis vizinhos. 

O material para construção veio de diversas partes do mundo: telhas da França, tijolos da Itália e pinho de riga da Rússia. O imóvel é patrimônio histórico, e está tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. 

A medalha Centenário do 1º BPChq 

Serão outorgadas 41 medalhas comemorativas do centenário do Batalhão Tobias de Aguiar. A condecoração foi instituída pelo decreto nº 33.927, de 14 de outubro de 1991, para premiar personalidades, civis e militares, e instituições, públicas e privadas, que tenham contribuído para o sucesso do batalhão ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo. 

Da Secretaria da Segurança Pública