Ronda Programada da Polícia Militar de Bauru completa 10 anos

A cidade de Bauru conta com sete Bases Comunitárias e cada uma é responsável por uma região

ter, 09/09/2008 - 13h36 | Do Portal do Governo

A Ronda Programada, serviço realizado por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar do Interior 4º BPM-I (Bauru), comemorou dez anos de atuação. Trata-se de um reforço de segurança, prestado às casas de moradores quando precisam se ausentar por períodos considerados longos. A partir de uma ligação, o endereço é incluído no trajeto da ronda. Segundo o tenente Fabiano de Almeida Serpa, relações públicas do batalhão, aproximadamente 500 casas foram atendidas e não houve registro de invasão ou furto.

A cidade de Bauru conta com sete Bases Comunitárias e cada uma é responsável por uma região. Para solicitar o serviço, os moradores devem verificar qual fica mais próxima à sua residência, ligar e se cadastrar. A Ronda Programada presta serviço durante todo o ano. Contudo, seus trabalhos são mais solicitados no período de férias escolares e feriados prolongados. Quando o proprietário do imóvel retorna da viagem, deve telefonar e pedir a baixa.

“O objetivo da polícia é prestar serviço de qualidade para a preservação da ordem pública”, disse o tenente Fabiano. Ele informou ainda que o serviço de patrulhamento é complementar e não substitui os cuidados do morador no que se refere à segurança de seus bens.

Policiais dão dicas de segurança

·Procure conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo
·A participação comunitária ativa é imprescindível
·Quando viajar, peça ao vizinho ou amigo que recolha sua correspondência, jornais e revistas e limpe a frente da casa
·Mantenha a área externa bem iluminada; portas e janelas devem ser resistentes e ter fechaduras e trancas confiáveis
·Instale travas de segurança, trincos e cadeados nos pontos mais vulneráveis

Cristiane Quequeto, da Secretaria da Segurança Pública

(M.C.)