SP participa do Governo nos Bairros na zona Oeste, com serviços gratuitos à população

Iniciativa de hoje é voltada a moradores do Butantan, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana

sex, 15/07/2022 - 12h20 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia participou nesta sexta-feira (15), junto com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do evento Governo nos Bairros Zona Oeste, que oferece diversos serviços gratuitos à população e é uma parceria entre o Governo de São Paulo e a Prefeitura da capital. A iniciativa acontece das 9h às 16h no Memorial da América Latina para os moradores do Butantan, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana.

“Com esta iniciativa, estamos levando o Governo aos bairros, ao lado da Prefeitura, oferecendo serviços à população e prestando contas do que o Estado está fazendo na cidade de São Paulo. Também estamos ouvindo a população sobre novas demandas para o município”, disse Rodrigo.

Durante o mutirão de serviços, há orientação e atendimento de solicitações do Bolsa do Povo. Os interessados também têm a oportunidade de realizar os atendimentos mais procurados de forma simples e com o auxílio de colaboradores do Poupatempo, como solicitação de segunda via, para casos de perda ou roubo do cartão do Bolsa do Povo; atualização do CadÚnico; consulta de saldo disponível e de elegibilidade aos programas que fazem parte do Bolsa do Povo.

No stand do Poupatempo, os usuários podem conhecer as opções disponíveis nos canais eletrônicos, que hoje contam com 220 serviços digitais, como solicitação de segunda via de RG, renovação de CNH, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e carteira da vacinação da Covid-19, entre outros.

O Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania, oferece os serviços de emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), de CPF e de contas de consumo (água e luz); emissão de carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo e recebimento de denúncias.

Também são feitas inscrições para os cursos profissionalizantes do Via Rápida e Novotec, além de solicitação para liberação de crédito por meio do Banco do Povo a empreendedores. Há ainda cadastro de currículos, encaminhamento para vagas de trabalho e emissão de carteira de trabalho por meio de Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); e elaboração de currículo e orientações ao profissional de como se portar em entrevistas de trabalho. Pessoas com deficiência têm atendimento acessível com intérprete de LIBRAS, além de oportunidade de vagas de trabalho e oferta de cursos de qualificação profissional.

Há atendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP) a mutuários e entrega de regularização de imóveis. O Fundo Social de São Paulo participa com uma tenda para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional que estão disponíveis em todas as regiões da capital. São mais de 20 opções em seis áreas do conhecimento: Beleza, Moda, Gastronomia, Construção Civil, Informática e Administração e Empreendedorismo. No local há também caixas da campanha Inverno Solidário para arrecadação de cobertores e agasalhos novos e em bom estado. As doações recebidas serão direcionadas para entidades e municípios com maior índice de vulnerabilidade social.

Na área da saúde, há orientações sobre o mutirão de cirurgias, medição de pressão e de diabetes, aplicação de vacinas e testagem de HIV e sífilis. Já a Sabesp disponibiliza atendimento móvel a clientes, que podem solicitar segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamento de dívida, entre outros serviços, sem a necessidade de agendamento.

Uma base comunitária móvel da Polícia Militar está no local, assim como uma delegacia móvel da Polícia Civil e um ônibus da Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), com serviços como registro de boletim de ocorrência. Há também uma unidade do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) para emissão de RGs. Além disto, um veículo educacional do Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc) é usado para palestras e exposições.