Rodoanel Paulista recebe nome de Mário Covas

Alckmin sancionou lei no Trecho Oeste e recebeu repasse de R$ 90 milhões do Governo Federal

ter, 17/04/2001 - 16h31 | Do Portal do Governo


Alckmin sancionou lei no Trecho Oeste e recebeu repasse de R$ 90 milhões do Governo Federal

O Rodoanel Paulista – com cerca de 170 quilômetros de extensão, uma das maiores obras rodoviárias do País, com similares só em cidades do Japão e da Inglaterra – recebeu o nome de Mário Covas na manhã desta terça-feira, dia 17. A lei, de nº 127/2001, da Assembléia Legislativa, foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, no quilômetro 22 da Via Anhangüera. A homenagem foi recebida com emoção por Lila Covas e familiares, e com lágrimas e aplausos do público. O governador também fez a perfuração simbólica do sexto e último túnel, que é o maior deste trecho, com 1,7 quilômetro de extensão, localizado entre as rodovias Castello Branco e Anhangüera.

Durante o evento foi assinado pelo governador e pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, um novo aditivo de contrato de parceria (o terceiro termo), entre o Estado e o Governo Federal. Pelo convênio a União repassa R$ 90 milhões para as obras, este valor, somado aos R$ 163 milhões investidos pelo Estado, será destinado para a conclusão do Trecho Oeste. Previsto para estar pronto no segundo semestre deste ano, com custo total de R$ 253 milhões, esse trecho passa por Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Paranaíba. Interligando as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes e Estrada Velha de Campinas.

Alckmin associou a escolha desta grandiosa obra ao nome de Covas, pela sua importância logística e estratégica, ‘não só para o Estado, mas para todo o País’. Sancionada a lei, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, entregou para Lila Covas uma placa de prata com os termos da promulgação da lei, num momento de comoção coletiva. A homenagem reuniu ainda os filhos de Covas, Renata e Mário Covas Neto e os netos Bruno e Gustavo. Também participaram secretários de Estado, deputados federais, estaduais, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, o ex-governador Paulo Egydio Martins, empresários e os trabalhadores que constroem o Rodoanel.

Alckmin disse que, seguindo os preceitos de Covas, o Governo de São Paulo fará todo o esforço necessário para entregar este trecho à população no prazo previsto. ‘Esta obra é uma obrigação que a administração atual assumiu, porque foi norteada pelos princípios e valores de Mário Covas, qualidades que herdamos ao ter o privilégio de participar da sua escola’. Disse ainda que o Rodoanel é fruto da ousadia de Covas, que tirou o projeto do papel e fez que ‘se consubstanciasse neste grande canteiro de obras que vemos aqui na Região Metropolitana de São Paulo’.

Para o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, ‘ao renovar a parceria com o Estado de São Paulo, o presidente Fernando Henrique Cardoso renova a homenagem, a amizade, o companheirismo de larga data com o grande homem público chamado Mário Covas’. O ministro lembrou que cada vez que for mencionado o Rodoanel, também será lembrada a figura singular de Mário Covas.

O ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vanderlei Macris (PSDB), responsável pela iniciativa do projeto de lei, disse que ‘a aprovação da homenagem foi unânime nos 14 partidos da Casa’. Macris disse ainda que após a morte de Covas tem sido fácil compreender que a política tem que ser exercida com ética, caráter e dignidade. ‘O mais difícil é manter o nível da política feita por ele’.

Trecho Oeste

O secretário dos Transportes, Michael Zeitlin, destacou a grandiosidade da construção com alguns números, lembrando que Covas gostava muito de números. ‘Neste Trecho Oeste, são 25 milhões de metros cúbicos de terraplenagem, 1,5 milhão de metros quadrados de pavimentação prevista, que será executado em grande parte em pavimento rígido de concreto, canalização de três mil metros do Córrego de Carapicuíba e a construção de dois piscinões, com capacidade total de 700 mil metros cúbicos, que terão objetivo de eliminar as enchentes nos municípios de Osasco, Carapicuíba e Barueri.’

Zeitlin disse ainda que serão construídas quatro pontes sobre o rio Tietê. Duas delas terão a maior largura já construída no país pelo processo de balanço sucessivo. O secretário esclareceu que este tipo de ponte é feita com apoio de estrutura metálica com 4,5 mil toneladas.

O Trecho Oeste do Rodoanel, que já está com 60% das obras executadas, terá 43 viadutos ao longo dos seus 32 quilômetros; sete trevos, destes, cinco cruzarão com outros cinco trevos das dez rodovias que chegam a São Paulo – Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. Além de dois outros trevos, um na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na extremidade do Trecho Oeste, e o trevo da Padroeira, entre os municípios de Osasco e Carapicuíba. Os seis túneis deste trecho têm extensão total de 5,7 quilômetros. A secção transversal destes túneis tem 220 metros quadrados, a maior já executada no país – três vezes a área de um túnel de metrô. Isso representa três mil empregos diretos e dez mil empregos indiretos.

Para a execução do Trecho Oeste, foram cadastradas mais de 1.800 famílias das regiões, e estão programados o reassentamento ou indenização para mais de duas mil famílias da região. As desapropriações chegarão a 540 propriedades, num total de 5,1 mil metros quadrados. Também estão sendo tomadas medidas para melhorar o meio ambiente das áreas circunvizinhas.

Leda Ponciano