Rodoanel leste sai do papel antes de 2010

Governador garantiua a entrega da obra nesta quarta-feira, 14, em São Paulo

qua, 14/11/2007 - 20h16 | Do Portal do Governo

O trabalho nas obras do Trecho Leste do Rodoanel deve começar antes do final de 2010, garantiu nesta quarta-feira, 14, o governador José Serra. “Pretendo iniciar o Trecho Leste ainda no meu governo. Nós não apenas vamos terminar o trecho sul, como vamos também dar início ao Trecho Leste, formando uma ferradura, comunicando as estradas”, revelou Serra. 

O Trecho Leste prevê a ligação da Avenida Papa João XXIII, em Mauá, com a Via Dutra, em Guarulhos, totalizando 41 km de extensão. A proposta é que o Trecho Leste do Rodoanel tenha quatro faixas de rolamento em cada sentido, com velocidade máxima de 100 quilômetros por hora. Interligado ao Trecho Sul (em obras, com previsão de conclusão para 2010), a nova pista vai permitir desafogar o tráfego de avenidas como a das Juntas Provisórias, Anhaia Melo, Salim Farah Maluf e Ricardo Jafet, todas na zona leste da capital paulista. 

O anúncio foi feito após vistoria às obras do Complexo Viário Jacu-Pêssego, que será entregue no final de 2007 e já vai contribuir para aliviar o fluxo de veículos na região. “A Jacu-Pêssego faz às vezes de um mini-rodoanel leste, até termos o Rodoanel. Ela vai trazer muito emprego para cá, porque vai facilitar o acesso e a comunicação direta entre regiões industriais”, disse. 

Licitação 

O Governo do Estado já deu os primeiros passos para garantir a construção da nova fase do Rodoanel. Em outubro deste ano, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) deu início ao processo que vai escolher a empresa que fará os estudos de traçado, projeto de engenharia, detalhamento executivo, serviços técnicos especializados de apoio e acompanhamento técnico às obras em três partes do futuro Trecho Leste. A supervisão dos trabalhos será feita pelos técnicos da Dersa e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem). 

O documento prevê também que os trabalhos sejam feitos em quatro etapas: seleção do traçado com o objetivo discutir alternativas, análise dos impactos ambientais, avaliação de parâmetros socioeconômicos e adequação do traçado de forma que não sejam criadas barreiras físicas entre a via e as áreas urbanas já ocupadas. 

Norte 

O trecho leste será a terceira etapa de construção do Rodoanel, uma rodovia com mais de 170 km com o objetivo de interligar todas as rodovias que chegam à capital paulista, permitindo que o tráfego de passagem, especialmente o transporte de cargas, não precise entrar nas ruas e avenidas da cidade para chegar a seu destino. 

Em 2002, foi entregue o Trecho Oeste, com 32 km de extensão. As obras do Trecho Sul começaram em 2007 e têm previsão para terminar em quatro anos. A construção do Trecho Leste deve começar até 2010. A quarta e última fase, o Trecho Norte, enfrentará questões ambientais mais complicadas. “Estamos estudando seu alargamento, para que ele fique um pouco mais comprido e não passe por mananciais, mata virgem e tudo mais. É algo que vai valer a pena em nome da preservação ambiental em São Paulo”, afirmou o governador José Serra. 

Finalidade 

O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, lembra que o Rodoanel foi concebido principalmente para retirar os grandes caminhões das ruas das cidades – regra que vale não apenas para a Capital, mas também para municípios como Osasco e Carapicuíba. “Mas o Rodoanel tem sido muito usado como meio de ligação da própria cidade. Sabemos que isso é um fato, tanto é que nos investimentos previstos está a construção de marginais, para que as pessoas que andam dentro da sua própria cidade não precisem acessar o Rodoanel”, garantiu Arce. 

Cleber Mata / Manoel Schlindwein