Rodas de conversa ajudam estudantes a assimilar conteúdos em escolas estaduais

Professoras da região de Limeira, no interior de SP, realizam encontros quinzenais para interagir com os alunos

seg, 20/07/2020 - 15h25 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Na Diretoria Regional de Ensino de Limeira, vinculada à Secretaria da Educação, duas professoras de escolas diferentes estão criando ambientes virtuais que favorecem a interação dos alunos e a aprendizagem durante o período de aulas mediadas por tecnologia.

A distância entre as duas unidades é de aproximadamente 30 quilômetros, mas a pandemia de COVID-19, bem como a vontade de levar aulas mais interativas e interessantes aos alunos, ajudou a diminuir o distanciamento por meio das atividades remotas.

A professora Nayra Vido, da Escola Estadual Arlindo Silvestre, localizada em Limeira, convidou a colega Carol Gallani, da Escola Estadual José Amaro Rodrigues, em Artur Nogueira, a produzir conteúdos gamificados (a partir de jogos) e rodas de conversa.

Interação

As ações contam com jogos, atividades de QR Code e formulários gamificados. As atividades são formuladas e enviadas semanalmente pelas professoras de acordo com os conteúdos do currículo.

Entre os assuntos abordados estão: reprodução das plantas e dos animais por meio de gamificação utilizando o personagem Batman, desafio aos alunos por meio de confecção de memes para sensibilizar a população a economizar energia, construção de circuito elétrico usando simulador, entre outros.

“O feedback está sendo muito positivo. Os alunos falam que é uma forma de aprender se divertindo, que o aprendizado fica mais prazeroso”, explica a professora Nayra Vido. “Com isso, estamos dando a oportunidade de eles conhecerem outras plataformas, como as atividades do QR Code. Tudo isso faz com que eles aprendam que pesquisa não se faz apenas usando papel”, completa a docente.

Rodas de conversa

A cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, as professoras e os estudantes das duas unidades participam de rodas de conversa. As temáticas são variadas, escolhidas pelos próprios jovens.

A ideia é fazer um momento leve, para que os alunos possam interagir, mesmo que virtualmente, e fortalecer o senso crítico diante dos temas propostos. O grupo já debateu sobre bullying, transmissão e prevenção do coronavírus e fake news, além de indicação de livros.

“A ideia é fazer esse momento descontraído para aliviar o peso do confinamento e o bombardeio de informações a todo instante. Falar de assuntos que eles gostam, deixar o assunto dentro do universo deles é uma estratégia para aumentar o engajamento nas rodas”, destaca a professora Carol Gallani.