Roda Viva recebe o cineasta mexicano Paul Leduc

O cineasta é o convidado do programa nesta segunda-feira (19), às 22h40, na TV Cultura

sex, 16/11/2007 - 10h55 | Do Portal do Governo

O cineasta mexicano Paul Leduc é o convidado do programa Roda Viva nesta segunda-feira (19/11), às 22h40, na TV Cultura, em edição inédita e gravada, apresentada pelo jornalista Paulo Markun.

Paul Leduc filmou pouco em seu país, mas ganhou importância e expressão pela busca de um cinema independente no México. Assim como o Brasil, o México também teve um momento de renovação do cinema nos anos 60. Leduc aproveitou-se da proximidade com o Cinema Novo Brasileiro para dar ao seu trabalho a marca política e social do chamado Cinema Militante.

Roteirista, produtor e crítico, ele é um dos diretores mais identificados com o cinema latino-americano. Seus filmes não são conhecidos pelo grande público, mas fazem sucesso entre a crítica especializada e as pessoas que acompanham festivais e mostras internacionais de cinema.

Com mais de 50 trabalhados realizados, sendo 10 longas, Paul Leduc esteve no Brasil em julho. Ele foi o principal convidado e homenageado no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo de 2007.

A bancada de entrevistadores é formada por Leon Cakoff (crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo); Hugo Sukman (crítico de cinema do canal Futura); Maria do Rosário Caetano (colaboradora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e autora do livro “Cinema Latino-Americano, Entrevistas e Filmes”); Claudia Erthal (editora do programa Metrópolis da TV Cultura); Maria Dora Mourão (professora da escola de Comunicação e Artes da USP, representante da América Latina na CILECT, entidade internacional do ensino de cinema e televisão, e presidente do Forcine – Fórum Brasileiro do Ensino de Cinema e Audiovisual); e Ricardo Calil (crítico de cinema da revista Bravo!).

Da TV Cultura

(L.F.)