Roda Viva entrevista o economista Ilan Goldfajn, da PUC/RJ

Programa vai ao ar nesta segunda-feira, 22, às 22h, na TV Cultura

seg, 22/09/2008 - 8h50 | Do Portal do Governo

A atual crise da economia mundial começou há algum tempo. Os receios de recessão nos Estados Unidos aumentaram depois dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 e os americanos passaram a gastar menos. Temendo uma crise econômica, o governo incentivou o consumo da população, com juros reduzidos e crédito fácil. Muitos americanos refinanciaram a casa própria enquanto outros foram estimulados a trocar de imóvel ou comprar a primeira casa.

As hipotecas e os empréstimos foram negociados no mercado financeiro através de agências imobiliárias e bancos de investimentos. E chegaram às bolsas de valores atraindo também investidores estrangeiros.

Entre 2003 e 2006, com a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos, muita gente não conseguiu mais pagar a prestação da casa própria. Com o aumento da inadimplência, o mercado inverteu. As hipotecas perderam valor, levando bancos e investidores a uma sucessão de prejuízos.

A economia globalizada fez com que a crise das hipotecas americanas atingisse outros setores e repercutisse nas bolsas de valores de todo o mundo.

O convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira, 22, é o economista Ilan Goldfajn, que já foi diretor de política econômica do Banco Central do Brasil e atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele é um dos economistas que mais se dedicam ao estudo e pesquisa nas áreas de macroeconomia e finanças internacionais.

Entrevistadores: Antônio Corrêa de Lacerda, economista, professor do Departamento de Economia da PUC de São Paulo e doutor em economia pela Unicamp; Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S.Paulo; Giuliano Guandalini, editor de economia da revista Veja; José Paulo Kuppfer, chefe de redação do departamento de jornalismo da TV Gazeta, comentarista do Jornal da Gazeta e autor de um blog de economia no Portal IG.

Cobertura do Roda Viva na Internet com usuários do comunicador Twitter no estúdio: Wendel Martins, jornalista e editor do site de notícias sobre comércio exterior NetMarinha (http://twitter.com/wendeldm); Tainã Nalon, jornalista e trainee da Folha de S. Paulo (http://twitter/tainalon); Kleyson Barbosa, jornalista (http://twitter.com/kleyson).

Apresentação: Lillian Witte Fibe

Da Fundação Padre Anchieta