“Roda Viva” entrevista o cineasta Fernando Meirelles

O cineasta fala sobre seu filme que estréia dia 12

qui, 04/09/2008 - 19h31 | Do Portal do Governo

O cineasta Fernando Meirelles, diretor do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, que estréia no dia 12, é o entrevistado do Roda Viva, que vai ao ar nesta segunda-feira, 08, às 22h10, na TV Cultura.

Durante a entrevista, gravada e inédita, ele conta detalhes desta última produção, incluindo os testes feitos com platéia, uma novidade em sua carreira, e que o levou, inclusive, a fazer alterações de cenas. Meirelles ainda comenta sobre a produção cinematográfica no Brasil; seus outros filmes, como “Cidade de Deus”; o início da carreira; e o cenário do cinema infantil no país, tendo em vista seu trabalho com “O Menino Maluquinho 2 – A Aventura”.

Ensaio sobre a Cegueira, que foi inspirado em obra homônima do escritor português José Saramago, abriu o Festival de Cannes deste ano e dividiu opiniões. O filme conta sobre a repentina epidemia de cegueira que domina a população de uma cidade, causando tumulto e violência. Apenas uma pessoa consegue ver, a mulher de um médico, personagem de Julianne Moore.

A bancada de entrevistadores é formada por Luiz Carlos Merten (crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo), Rodrigo Salem (editor-chefe da Revista Set), André Nigri (editor de cinema da Revista Bravo!) e Luís Antônio Giron (editor de cultura da Revista Época). A entrevista com Fernando Meirelles foi gravada dia 1º de setembro.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)