“Roda Viva” entrevista Jana Bennett, diretora geral da BBC de Londres

Em 2006 ela chegou ao posto de Diretora da BBC Vision, o maior grupo de produção multimídia do mundo.

sáb, 18/10/2008 - 8h04 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, 21, às 10h, Jana Bennett, diretora geral da televisão e internet da BBC de Londres, grava entrevista para o Roda Viva, na TV Cultura. Ela estará no Brasil a convite do Catavento Cultural e Educacional e do Projeto Ver Ciência, para abrir a 14ª Mostra Internacional de Ciência na TV – VER CIÊNCIA 2008, com a palestra “Disseminando Conhecimento: a Experiência da BBC” (Spreading Knowledge: the BBC Experience). 

Bennett ingressou na emissora pública britânica em 1979, tendo trabalhado em diversos programas de notícias, atualidades e ciências, até ser nomeada, em 1990, editora-chefe da prestigiosa série de programas científicos Horizon (no ar há mais de 40 anos). Em 1994, assumiu a chefia do Departamento de Ciência da BBC e, em 2000, foi condecorada pela Rainha Elisabeth com a Ordem do Império Britânico (OBE) por seu trabalho com Ciência na TV. Em 2002, após ter passado dois anos nos Estados Unidos como vice-presidente executiva e gerente geral da Discovery Communications, Jana foi nomeada para o comando geral da televisão da BBC e em 2006, chegou ao posto de Diretora da BBC Vision, o maior grupo de produção multimídia do mundo.

A palestra “Disseminando Conhecimento: a Experiência da BBC” será ministrada por ela na segunda-feira, dia 20, às 18h30, no Catavento Cultural e Educacional, instalado no antigo Palácio das Indústrias, em São Paulo. Na terça, 21, a partir das 19h, a palestrante estará no Planetário da Gávea, Rio de Janeiro. Informações detalhadas sobre a programação VER CIÊNCIA 2008 estão disponíveis no site www.verciencia.com.br.

A bancada de entrevistadores será formada por Eugênio Bucci (professor de Ética da ECA-USP); Nelson Hoineff (diretor do Instituto de Estudos de Televisão – IETV); Patrícia Kogut (colunista e crítica do jornal O Globo); e Lúcia Araújo (diretora do Canal Futura). Ainda não foi definida a data em que o programa será exibido na TV Cultura.

Da Fundação Padre Anchieta