Roda Viva entrevista dois grandes nomes da fotografia mundial

Robert Clark e Greg Gibson, grandes nomes da fotografia mundial, estarão no centro do programa

qui, 22/01/2009 - 18h05 | Do Portal do Governo

Os norte-americanos Robert Clark e Greg Gibson, considerados grandes nomes da fotografia mundial, irão ocupar o centro do programa Roda Viva na segunda-feira, 26, às 22h10, na TV Cultura.

Clark, ganhador de inúmeros prêmios em sua área, acumula em seu currículo capas para grandes revistas, como National Geographic, Time, Vanity Fair, entre outras. Durante 50 dias ele viajou pelo seu país levando apenas a câmera fotográfica de um celular, onde registrou as belezas e diversidades dos EUA. Essas imagens, posteriormente, foram publicadas em um livro.

Já Greg Gibson recebeu por duas vezes o prêmio Pulitzer de Fotojornalismo: a primeira vez pela cobertura da campanha presidencial de 1992; e a segunda, pela cobertura do escândalo Mônica Lewinsky, em 1999. Também passou pelos principais veículos de comunicação, como The Washington Post, The New York Time, Agence-France Press, Associated  Press, entre outros. Em 2000 ele deixou o fotojornalismo de lado para se dedicar a fotografar casamentos e eventos familiares em geral, pois assim poderia dispensar mais tempo para sua esposa e filhos.

No programa (gravado e inédito), apresentado por Lillian Witte Fibe, Gibson e Clark serão sabatinados pela seguinte bancada: Hélio Campos Mello, fotógrafo e diretor da revista Brasileiros; Simonetta Persichetti, jornalista, crítica de fotografia, colaboradora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, e coordenadora da Coleção Senac de Fotografia; Todd Benson, correspondente internacional da Agência Reuters; e pelo fotógrafo Cristiano Mascaro.

Da Fundação Padre Anchieta