“Roda Viva” entrevista Armênio Guedes, ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro

O programa será exibido nesta segunda-feira, 11, a partir das 22h40

seg, 11/08/2008 - 19h39 | Do Portal do Governo

Armênio Guedes, jornalista e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), é o entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (11/08). O programa, com apresentação de Lillian Witte Fibe, será exibido a partir das 22h40, ao vivo.

Aos 90 anos de idade e 50 de militância política, Armênio Guedes influenciou muitos e tornou-se referência de pensamento democrático na formação política da esquerda no país. Ele esteve durante décadas na linha de frente do Partido Comunista Brasileiro e a história dele se confunde e se mescla com a própria história do comunismo no Brasil.

Discreto e anônimo para o público, Armênio Guedes morou na então União Soviética nos anos 50 e se exilou no Chile e na França durante o regime militar. Nesse período, assumiu um papel marcante dentro do PCB com a responsabilidade de pensar, questionar e apontar rumos para o país.

Esta edição do Roda Viva conta a com seguinte bancada de entrevistadores: João Batista Natali, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Gildo Marçal Brandão, professor do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e autor do livro “A Esquerda Positiva: As Duas Almas do Partido Comunista’; Maria Inês Nassif, editora de opinião e colunista do jornal Valor Econômico; e Milton Coelho da Graça, jornalista do portal Comunique-se e professor da Unicarioca.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)