Roda Viva desvenda mistérios do cérebro

Entrevista será realizada ao vivo nesta segunda, 17, às 22h40, na TV Cultura

seg, 17/03/2008 - 15h15 | Do Portal do Governo

Conhecida por seu trabalho como pesquisadora e divulgadora da ciência, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel é a entrevistada desta segunda-feira, 17, às 22h40, ao vivo, no programa Roda Viva, mediado pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva na TV Cultura.

Suzana Herculano-Houzel é bióloga formada pela UFRJ e neurocientista formada pela Case Western Reserve University (EUA), Universidade Paris VI (França) e Instituto Max-Planck para a Pesquisa do Cérebro (Alemanha). Trabalhou três anos como divulgadora da ciência no Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro, e desde 2002 é professora adjunta do Departamento de Anatomia da UFRJ, onde leciona neuroanatomia, comunicação e divulgação científica, e coordena uma linha de pesquisa em neuroanatomia comparada, cujo objetivo é conhecer as regras celulares de construção de encéfalos de diferentes tamanhos. É autora de dois livros de divulgação científica sobre o cérebro, O Cérebro Nosso de Cada Dia – Descobertas da Neurociência sobre a Vida Cotidiana (Vieira & Lent, 2002) e Sexo, Drogas, Rock’n’Roll & Chocolate – O Cérebro e os Prazeres da Vida Cotidiana (Vieira & Lent, 2003), e prepara um novo livro sobre o cérebro adolescente para a Editora Objetiva (RJ). Escreve também uma coluna semanal para a Ciência Hoje online www.ciencia.org.br .

A bancada de entrevistadores será formada por Mariluce Moura (diretora de redação da revista “Pesquisa Fapesp”); Gláucia Leal (editora-chefe da revista “Mente e Cérebro”); Claudia Collucci (repórter de saúde do jornal Folha de S. Paulo e mestre em História da Ciência pela PUC São Paulo); Maurício Tuffani (jornalista especializado em ciência e meio ambiente, e assessor de comunicação da UNESP); Graça Caldas (jornalista, professora e pesquisadora da Unicamp, da Universidade Metodista e da Metrocamp, e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico); e Fabiane Leite (repórter de saúde do jornal O Estado de S. Paulo).

Da Secretaria da Cultura