Robótica é aliada na reabilitação na Rede Lucy Montoro

Único robô disponível na América Latina, o InMotion 2 estimula a movimentação dos membros superiores de pacientes da unidade Morumbi

qui, 24/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A unidade Morumbi da Rede de Reabilitação Lucy Montoro integra tecnologia e interação ao tratamento de reabilitação de seus pacientes. Além de utilizar jogos como o Play Station 2 e o Nitendo Wii, a rede também conta com o único robô disponível na América Latina para incentivar o controle dos membros superiores: o InMotion 2. 

Trata-se de uma tecnologia importada do Canadá em que o principal objetivo é estimular novas conexões dos neurônios e o aprendizado motor. O paciente posiciona o braço em um suporte que se movimenta sozinho, de acordo com os desafios propostos no jogo que aparece na tela do computador.

“O robô estimula o paciente a acompanhar o movimento, o que provoca uma melhora na função dos braços e das mãos, trabalhando ombro, cotovelo e punho”, explica Thaís Terranova, coordenadora da Terapia Ocupacional da Rede Lucy Montoro.

O robô é indicado em casos de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), tetraplegia ou que apresentam limitações nos movimentos dos membros superiores. Atualmente, o InMotion 2 está em fase de pesquisa.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência