Robôs ajudam familiares no cuidado com pacientes com câncer

Curso conta com aulas práticas e teóricas para o pós-alta

sex, 02/09/2016 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e a Faculdade de Medicina da USP estão promovendo o programa “Ensinando a Cuidar”, que vai ajudar familiares e cuidadores de pacientes com câncer a acompanhar o pós-alta, por meio de robôs de alta fidelidade.

Amigos de patas: pacientes do Icesp recebem visita de animais terapeutas

Eles simulam situações de quem precisa lidar com cateteres e sondas, como a alimentação e algum possível mal-estar. O objetivo é capacitar e tranquilizar a pessoa que precisar agir sob pressão.

Além das práticas com os robôs, são ministradas aulas teóricas e multidiciplinares, com uma equipe de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais de educação.

A diretora geral de assistência do Icesp, Wania Regina Mollo Baia, falou da importância desse treinamento. “O paciente recebe auxílio de diversos profissionais enquanto está no hospital. Mas, na hora que vai embora, fica inseguro sobre como continuar o cuidado. As aulas práticas vão ajudar a família e os cuidadores a saírem daqui mais seguros para colocar em prática cuidados mais específicos e que farão parte de suas rotinas”.

Do Portal do Governo do Estado