Robinho agradece ao Estado pelas obras na Baixada Santista

Jogador titular da seleção brasileira de futebol foi recebido nesta sexta-feira, 18, pelo governador José Serra

sex, 18/07/2008 - 14h21 | Do Portal do Governo

Os esforços que o Governo do Estado têm feito para melhorar as condições de vida dos moradores da Baixada Santista foram reconhecidos pelo jogador Robinho, titular da seleção brasileira de futebol, num encontro com o governador José Serra nesta sexta-feira, 18.

“Vim agradecer pelo que o governador tem feito por São Vicente, cidade onde nasci e fui criado. Fico muito feliz em saber que o município está melhorando, o pessoal está mais empregado e todo mundo está tentando viver uma vida honestamente”, disse o atacante do Real Madrid após ser recebido no gabinete de Serra no Palácio dos Bandeirantes. Lá, Robinho presenteou o governador com uma camiseta autografada.

Serra agradeceu a visita do jovem atleta, famoso pelas pedaladas que encantam a torcida e confundem a defesa dos adversários. “Foi um enorme prazer, todos aqui somos muito fãs do Robinho, é uma grande alegria recebê-lo”, destacou Serra.

Obras

Serra aproveitou para convidar o jogador para comparecer à inauguração de uma Etec (Escola Técnica) em São Vicente. A nova unidade do Centro Paula Souza se vai se integrar às de Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e às duas de Santos. A entidade mantém ainda duas Fatecs (Faculdade de Tecnologia) na Baixada: uma em Santos e outra em Praia Grande.

A futura Etec deve oferecer os cursos técnicos em Edificações e Informática, cada um com 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite. No primeiro semestre de 2009 também passará a oferecer 120 vagas no Ensino Médio. O processo seletivo vai acompanhar um calendário especial, com datas a definir.

Em 2008, pelo terceiro ano consecutivo, as Etecs se destacaram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No Estado, entre as 20 escolas públicas com melhor pontuação, 13 são Etecs. Na capital, as Etecs ocupam as 11 primeiras colocações entre as estaduais.

O Governo do Estado também investe em outras frentes no litoral paulista. Entre as iniciativas que se destacam na Baixada Santista figura o programa Onda Limpa, que prevê elevar o percentual do tratamento e coleta de esgoto em nove cidades da região. A expectativa é mudar os índices dos atuais 53% para 95% no período de quatro anos, num investimento superior a R$ 1,2 bilhão. A medida vai contribuir para o desenvolvimento sustentável não apenas de São Vicente, mas também de Bertioga, Cubatão, Santos, Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém, Guarujá e Peruíbe.

A urbanização de favelas é outra das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em São Vicente. À exemplo das ações em Paraisópolis e Heliópolis, na capital, a favela México 70, em São Vicente, também está passando por um processo de revitalização. Os trabalhos são desenvolvidos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional), órgão ligado à Secretaria Estadual de Habitação.

Em outra medida, o Centros de Estudos de Línguas da Escola Estadual Martim Afonso foi contemplada pelo pacote de R$ 617 mil anunciado esta semana pela Secretaria Estadual de Educação. A escola de São Vicente será uma das 77 a receber notebook com leitor e gravador de DVD e CD, impressora a laser, projetor datashow, microfones e aparelhos de som com karaokê. O objetivo é aprimorar as aulas dos professores que atuam nos CELs, unidades da rede estadual de ensino que oferecem cursos de idiomas gratuitamente.

Santos x Palmeiras

No encontro com o governador, o jogador, revelado pelo Santos, não perdeu a oportunidade para tentar mudar o gosto de Serra, torcedor do Palmeiras. “Vim agradecer e tentar fazer com que ele vire santista. Agradecer já fiz, agora é ver se ele vai torcer para o Santos”, sugeriu sorrindo Robinho.

“Quanto a eu deixar a torcida palmeirense, é um pouco difícil”, respondeu o governador em clima de descontração. Serra reiterou os elogios e disse que o jogador vai brilhar nas Olimpíadas e o Brasil estará torcendo por ele.

Robinho

Robson de Souza, o Robinho, nasceu em São Vicente (SP), no dia 25 de janeiro de 1984. Iniciou a carreira ainda menino jogando futebol de salão no Beira-Mar, depois foi ao Portuários, de Santos, onde começou a despertar a atenção de olheiros devido ao grande talento. Depois de passar um ano jogando futsal no Santos, foi aprovado para integrar a equipe infantil do futebol de campo do time da Vila Belmiro.

Como profissional, o jogador estreou no Torneio Rio-São Paulo de 2002 e no mesmo ano já saia vitorioso do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, fez 21 gols em 36 partidas da mesma competição. Em 2005 foi contratado pelo Real Madrid, um dos mais prestigiados times do mundo. O ano também marca a estréia de Robinho na Seleção Brasileira, quando ajudou o time a classificar-se para a Copa do Mundo, disputada em 2006.

Foi artilheiro da Copa América de 2007, marcando seis gols pelo Brasil e campeão dos torneios 2006-2007 e 2007-2008 do campeonato espanhol. Hoje, depois de vários prêmios e títulos internacionais, Robinho continua a vestir a camisa 10 do Real Madrid.

Manoel Schlindwein

(I.P.)