Ritmos e misturas, confira alguns destaques da Virada Cultural

Cidade terá apresentações de dança, teatro e muita música

sex, 04/05/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado selecionou alguns destaques de música, teatro e dança para o público curtir a Virada Cultural. A Pinacoteca e o Museu da Casa Brasileira prometem não deixar o corpo parado com apresentações de música latina, samba e maxixe. Já a Casa das Rosas oferece na programação música, sarau, recital multimídia, oficinas e espetáculo infantil. Tem ainda um show super colorido com a Banda Paralela, no Catavento. Confira as dicas:

Espetáculo teatral e circense no Sergio Cardoso
Programação diversa com ocupação interna e externa do teatro. Todas as atrações são gratuitas, exceto as exibições teatrais Dona Flor e seus dois maridos, amanhã às 21 horas, e A pequena sereia, domingo, às 16 horas. Amanhã, às 18 e 22 horas, e domingo, às 11 horas, performance do Grupo Imaginário, intervenção urbana com um boneco gigante andrógino, tendo a cidade como cenário, em frente ao teatro. Amanhã às 11 e no domingo, às 15 horas, espetáculo Dança Contemporânea Cidade, com o Núcleo Omstrab. Ainda, amanhã, às 20 horas, tem circo Ação entre palhaços, com a Cia. Absurda Confraria. A noite termina com música e dança de salão. No domingo, às 10 horas, Bloco Afro-brasileiras, com o Grupo Ilu Oba de Min. A tarde começa com roda de samba, com o Grupo Mosaico Brasil, e termina, às 17 horas, com a apresentação do Circo Mágico Volckane.

Rua Rui Barbosa, 153
Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3288-0136

Catavento Cultural e Educacional
No domingo, a instituição voltada para todos os públicos tem visitação durante todo o dia. Às 15h30, a Banda Paralela, com trajes coloridos, toca versões instrumentais de temas musicais brasileiros como Carinhoso e É proibido fumar; e internacionais, Carruagens de fogo e o tema do desenho Os flintstones.

Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº
Centro – São Paulo – Telefone (11) 3315-0051

Museu da Casa Brasileira apresenta jazz, samba e dança
Durante toda a Virada, a partir das 10h30, visitação orientada por todas as exposições em cartaz, Casas do Brasil – Barraca cigana; Patrimônio do Litoral Paulista e do vale do Paraíba, e Coleção MCB. Apresentação musical do DJ Tutu Moraes, amanhã, 19 e 22 horas. Durante esse intervalo, às 20 horas, a Orquestra Paulistana Heartbreakers, liderada por Guga Stroeter, toca salsas e sambas, tendo como convidado o cantor Hamilton Moreno, um dos representantes da música latina no Brasil. Bailarinos dançam com o público. Domingo, 11 horas, choro com o conjunto instrumental Quatro a Zero. Às 16h40, aula de dança Lind Hop, de origem afro-americana, dançada ao som de Swing Jazz, música que surgiu com as grandes orquestras, as big bands, como Glenn Miller, entre outras. A Virada encerra com a sensacional apresentação do grupo Swiss College Band, com dança jazz misturada a vários estilos musicais, além de africanas e europeias.

Dança, música clássica e oficina são atrações na Pinacoteca
Amanhã, a partir das 19 horas, programação diversificada desde oficinas de grafite, maxixes e choros, com o Grupo 4 Batutas; dança judaica com o Grupo de Dança Tzion, música e dança com Carla Sinisgalli, show dançante com a Big Band. No domingo, às 11 horas, apresentação do Coro Infantil e Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado – Osesp; exposição de carros antigos; e às 14 horas, contação de histórias com a bonequeira Andi Rubinstein.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo – Telefone (11) 3324-1000

Companhia de Dança e Osesp no Anhangabaú
O grupo apresenta a obra Bachiana nº 1, do compositor Heitor Villa-Lobos, com coreografia de Rodrigo Pederneiras. A obra será executada ao vivo pelo naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp. A coreografia, dividida em três movimentos, responde à estrutura da música e evidencia a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo. Amanhã, às 22 horas. No domingo, às 11 horas, a Osesp recebe a mezzosoprana Luciana Bueno e o regente espanhol Eduardo Portal.

Coro da Osesp na Sala São Paulo
Concerto com o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, sob o comando da regente Naomi Munakata tem participação da soprano Natália Áurea, do baixo barítono Francisco Meira e do pianista Fernando Tomimura. Domingo, 17 horas

Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3223-3966

Orquestra Jazz Sinfônica na Praça Júlio Prestes
O pianista, guitarrista, cantor e compositor congolês Ray Lema, considerado um dos expoentes máximos da música popular africana, é o convidado para se apresentar ao lado da orquestra. No concerto, mostram ao público o resultado do CD que gravaram e só lançaram na Europa. Participam com o grupo da Jazz as cantoras Tatiana Parra e Juliana Amaral. Amanhã, às 18 horas.

Música erudita no Paço das Artes – USP
Amanhã e domingo, das 16 às 23 horas, a primeira edição do Sonora Paço, de curadoria do artista plástico e compositor Ricardo Carioba, com foco na música erudita, eletrônica e artes sonoras.

Av. da Universidade, 1
Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3814-4832

Casa das Rosas cheia de atrações
Um dos charmosos casarões da Avenida Paulista abre suas portas para a festa. A Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura terá programação literária com música, sarau, recital multimídia, oficinas e espetáculo infantil. Amanhã, às 20 horas, o show Paralelas reúne as parceiras Alzira Espíndola e Alice Ruiz. Esta última recita poemas antes das canções. Às 22 horas, o Grupo Riverão faz leitura performática integral do romance Catatau, do escritor e crítico literário curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Madrugada adentro, no palco montado na parte externa da casa, apresentação de Ademir Assunção e sua banda, com fusão de poesia, blues e rock. Na manhã de domingo, a criançada tem programação exclusiva. Às 10h30, a Oficina de Bonecos de Corda propõe a construção de bonecos com cordas, cordões, fios e lãs e colagens. À tarde, a partir das 13 horas, apresentação da Cia. Truks com a peça A bruxinha, baseada na obra da escritora italiana de livros infantis Eva Funari. A história narra as aventuras de uma bruxa que se diverte fazendo mágicas e conhecendo novos amigos, como um leão e um dragão. Com a ajuda de uma caixa colorida, o grupo Batucantante estimula a imaginação das crianças com repertório repleto de brincadeiras.

Av. Paulista, 37 – Bela Vista 
(11) 3251.5271

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial