Risco de dengue aumenta com chuvas e calor

É preciso combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti eliminando os possíveis criadouros

sáb, 07/03/2015 - 18h10 | Do Portal do Governo

De acordo com o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), o risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos. Portanto, para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor, ou seja, ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas e evitar vasilhas ou similares que retenham água. 

Saiba mais como se prevenir da dengue.

Fique atento aos sintomas da doença

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39 a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, mialgia, artralgia, prostração, dor retro-orbital (olhos), erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

“O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e os sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito, queda abrupta das plaquetas, entre outros”, afirma. 

Do Portal do Governo do Estado