Rio Tietê recebe procissão fluvial no feriado

Apoiado pelo DAEE, projeto "Tietê Esperança Aparecida" acontece desde 2004

dom, 11/10/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

A calha do Rio Tietê na capital paulista será palco de procissão fluvial na manhã desta segunda, 12, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O evento faz parte do projeto “Tietê Esperança Aparecida”, que tem, além do aspecto religioso, objetivo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê.

Idealizado pelo padre Palmiro Carlos Paes, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Pirituba, o evento é realizado desde 2004 sempre entre os dias 22 de setembro (Dia do Tietê) e 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida). O padre apoia o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na recuperação do rio e no combate às enchentes, e sua mensagem procura sensibilizar a população quanto à sua responsabilidade nesse processo.

O projeto ainda conta com apoio da Arquidiocese de São Paulo e apoio logístico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

PROCISSÃO FLUVIAL

Nesta segunda, 12, às 7h, o “Tietê Esperança Aparecida” realiza a procissão fluvial no rio Tietê, entre as pontes Imigrante Nordestino (zona leste) e Piqueri. O Padre Palmiro descerá o rio em uma voadeira (barco de alumínio com motor de popa) e encontrará o barco Almirante do Lago, com autoridades, convidados e fiéis, na altura da ponte Júlio de Mesquita. O trecho tem cerca de 18 quilômetros e a imagem seguirá em carreata para a Paróquia São Luiz Gonzaga, em Pirituba (Praça D.Pedro Fulcro Morvidi, no. 1), onde será realizada uma missa solene.

“O evento mostra a dimensão que o trabalho de revitalização do rio e a recuperação do meio ambiente desenvolvido pelo Governo do Estado conquistou na população paulista, que reconhece o esforço realizado em prol da melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de São Paulo e em toda a bacia do rio Tietê”, diz o superintendente do DAEE Ubirajara Tannuri Felix.

DO DAEE