Rio Preto sedia ciclo de palestras sobre a cultura da seringueira

Principais objetivos do evento são intercâmbio de informações referentes à cultura e levantamento de demandas para pesquisa e agronegócio da borracha

sáb, 13/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e com a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) realizará na próxima semana, 18 e 19, em São José do Rio Preto, o VII Ciclo de Palestras sobre Heveicultura Paulista.

Entre os palestrantes estará o titular da pasta, João Sampaio, que também é heveicultor. Os principais objetivos do evento são o intercâmbio de informações atuais referentes à cultura e levantamento de demandas para pesquisa e agronegócio da borracha.

Na quinta-feira, 18, às 8 horas, terá início a entrega do material e inscrições novas. A cerimônia de abertura está prevista para as 9 horas. Na sequência, às 10, Sampaio falará sobre a importância socioeconômica da heveicultura para o Estado. Entre os temas que serão expostos nesta data estão “Mercado da borracha no Brasil: situação conjuntural e futuro”, “Clones recomendados para o Estado”, “Novas técnicas de explotação do seringal”, “Fatores que determinam o sucesso na implantação da cultura de seringueira” e “Tecnologia de aplicação para controle de plantas daninhas, pragas e doenças”.

Na sexta, 19, os assuntos abordados serão “Fisiologia do látex”, “Modelo de gerenciamento do seringal”, “Seringueira e Novo Código Florestal”, “Modelos de implantação da seringueira no sistema agroflorestal”, “Cadeia produtiva de artefatos de borracha”, “A heveicultura na Guatemala” e “Propriedades técnicas e utilização da madeira da seringueira”. O evento será finalizado com uma apresentação sobre “Explotação de Seringal – diferentes sistemas de gestão de casca”.  

Para obter mais informações, acesse o site www.funep.com.br/heveicultura.

O setor

A heveicultura tem crescido no Estado, de forma gradual, consistente e com uso de tecnologia, principalmente nas regiões norte e noroeste. Trata-se de uma importante alternativa de renda para o produtor e se destaca entre os produtos paulistas.

Atualmente, são cerca de 80 mil hectares de seringueira cultivados. Em 2006, eram 40 mil. Levantamento feito pelo Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA) registra crescimento de 95 milhões de quilos em 2007 para quase 130 milhões em 2009. Para este ano, a perspectiva é de alcançar quase R$ 400 milhões no valor da produção agropecuária. Isso significa mais que a carne suína e o leite B, por exemplo.

A assistência técnica e a extensão rural feitas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura foram fundamentais no início do cultivo de seringueira em São Paulo. Esses trabalhos, junto com a pesquisa, permitiram o desenvolvimento de clones de seringueira. Hoje, a Pasta possui unidades de pesquisa totalmente voltadas aos trabalhos com seringueira, atua na busca de capacitação para os sangradores e também cursos na área de manejo de seringal.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento