Rio Preto recebe encontro regional do Plano Estadual de Habitação

Municípios da região apresentaram sugestões ao documento que irá orientar a política habitacional estadual pelos próximos 13 anos

qua, 22/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A  Secretaria  de  Estado  da  Habitação  e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional  e Urbano (CDHU) promoveram nesta terça-feira, 21 de setembro, em  São  José  do Rio Preto, o 2º Encontro Regional para Discussão do Plano Estadual  de Habitação de São Paulo (PEH-SP). O documento, em fase final de elaboração,  vai  orientar  as  políticas  públicas  para reduzir o déficit habitacional no Estado, que é de aproximadamente 1,2 milhão de moradias.

Os  encontros  têm  como  objetivo  absorver propostas e contribuições dos municípios  para a definição das pautas que vão constituir o Plano Estadual de  Habitação.  Isso  permitirá  aos  técnicos  aprimorar  o diagnóstico da situação  habitacional no Estado e desenvolver diretrizes e proposições que contemplem  as  peculiaridades  de  cada  região. Além disso, servirão para promover a troca de experiências entre os municípios sobre os Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

A  Secretaria  da  Habitação  apresentou  aos 16 prefeitos e a mais de 300 agentes  da  habitação de 80 municípios presentes no encontro, os programas do  Governo do Estado e um resumo da atuação da pasta na redução do déficit habitacional  da  região  de  São  José  do  Rio  Preto.  Desde 2007, foram investidos  mais  de  R$  422  milhões  na região, somando mais de nove mil atendimentos.

Um  dos  destaques  da  apresentação foi o Programa “Cidade Legal”, criado pelo  Governo  do  Estado  para auxiliar as prefeituras na regularização de parcelamentos  de solo públicos ou privados. Só em São José do Rio Preto, o Programa  “Cidade Legal” está auxiliando na regularização de mais de 18 mil moradias,  beneficiando 94 mil pessoas. Outro tema relevante foi a melhoria da  qualidade  das  moradias  da  CDHU,  implantadas desde 2007. Itens como aquecedores solares, terceiro dormitório, projetos que atendam conceitos do Desenho  Universal,  medição  individualizada  de  água e gás e variação de tipologias  e  tratamento  paisagístico  foram  apontados como paradigmas a serem adotados em habitações de interesse social no país.

Durante  o  evento,  foram  abordados  também  a  Urbanização de Favelas e Assentamentos  Precários,  através  do  Programa Parceria com Municípios, o Programa  Vila  Dignidade  e  o  Programa  Especial de Melhorias (PEM), que repassa   recursos   às  prefeituras  para  a  revitalização  de  conjuntos habitacionais antigos.

As  regiões  de  Campinas,  Sorocaba, Marília, Ribeirão Preto,  Taubaté  e  Metropolitana  de  São  Paulo receberão, até o final de outubro,   encontros   regionais,  definidos  e  elaborados  com  base  nas características e especificidades dos municípios de cada região.

O Plano Estadual de Habitação conta com apoio técnico da Fundação Prefeito Faria  Lima  (Cepam), da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa)  e  da  Fundação  Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). estratégias  para aplicação de recursos de maneira eficiente e estruturada,

Da SH/CDHU