Rifaina tem belas paisagens e muita adrenalina

Vales, montanhas e uma praia artificial fazem da cidade um polo de atrações

sex, 07/01/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Vales, montanhas e uma praia artificial criada a partir da instalação da hidrelétrica Jaguará, na década de 60, encantam os visitantes que passam por Rifaina, cidade localizada na região de Franca e distante 464 km da capital. Banhada pelo Rio Grande, a cidade, que faz fronteira com o Estado de Minas Gerais, é bastante conhecida pela riqueza de suas paisagens.

Contando com turismo como principal atividade econômica, Rifaina oferece opções de lazer para todos os gostos. Para quem deseja relaxar e aproveitar o clima interiorano, os ranchos e pousadas instalados em torno da represa são uma boa pedida.

As festas religiosas também são tradicionais no calendário local. No mês de junho acontece a procissão de barcos em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade. Após percorrerem a represa, as embarcações são abençoadas por um padre.

Para os apaixonados por adrenalina, o cardápio de atividades é bastante convidativo: parada obrigatória dos esportistas, a cachoeira do Lobo Guará apresenta fauna abundante e boa estrutura para a realização de mergulho e rapel.

Situado a 15 minutos da cidade, o Ribeirão Pingo de Mel é outra alternativa de excursão. Suas piscinas naturais formam um reduto de mergulhadores que observam a vida embaixo da água.

Rifaina também é ponto de paquera. Na avenida Calixto Jorge e nas praças 24 de Dezembro e Edgar Ajax há muitos bares, restaurantes e lojas.

Caminhadas, trilhas e passeios de jet-skis completam o leque de opções da pequena cidade. Um roteiro completo para quem procura momentos agradáveis e de descontração.

A cidade

A ocupação de Rifaina começou por volta de 1860, a partir da abertura da estrada de Goiás. Alguns anos depois, em 1873, o antigo povoado de Arraial de Santo Antonio do Cervo foi elevado à condição de freguesia de Franca, com o nome de Santo Antônio da Rifaina.

No ano de 1877, com a inauguração da estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a vila de Santo Antonio de Rifaina registrou expressivo crescimento em comércio e indústria oleira.

Em 21 de Dezembro de 1921, a freguesia passou a se chamar Rifaina, mas só passou à categoria de município em 24 de Dezembro de 1948.