Ribeirão Preto será palco da edição de 2008 da Copa Casa de Futebol

Jogos finais serão disputados nas preliminares de partidas do Campeonato Paulista de Futebol

sáb, 19/01/2008 - 10h31 | Do Portal do Governo

A bola começa a rolar na Copa Casa de Futebol 2008, em Ribeirão Preto. Na primeira rodada da fase regional irão jogar times das unidades Ribeiro Preto e Rio Pardo (ambas em Ribeirão), Franca, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Araraquara, Taquaritinga e Mirassol. Haverá outras partidas na capital, Campinas, Lins, Cerqueira César, Franco da Rocha, Santos e Suzano.

Aproximadamente 800 internos da Fundação Casa participarão das 50 equipes montadas para a disputa dessa quarta edição da copa. A exemplo das edições anteriores, o torneio tem por objetivo possibilitar maior integração entre os jovens e funcionários, que durante três meses se dedicam, todos os dias, ao treinamento e condicionamento físico para os jogos.

A presidente da Fundação Casa, Berenice Gianella, ressalta a importância do evento para manter a harmonia interna nas unidades. “Em paralelo à competição, nós ensinamos valores de vida aos jovens – disciplina e respeito ao próximo e às regras”, frisa Berenice. Só participam da copa times de unidades consideradas disciplinadas.

No final da primeira fase, chamada regional, serão classificadas oito equipes para as semifinais e, depois, para as finais. Os jogos dessas etapas serão disputados em preliminares do Campeonato Paulista de Futebol, nos estádios do Pacaembu, Parque Antártica, Morumbi e outros.

A novidade este ano, nos jogos finais, é que os jovens craques serão autorizados a assistir às partidas principais acompanhados dos seus familiares. Serão todos convidados da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A copa não é o único torneio estadual da Fundação Casa. Anualmente, são realizados campeonatos de basquete, vôlei, handebol e até uma olimpíada que, no ano passado, reuniu mais de 700 jovens. Há outras atividades para manter mente e corpo em movimento, como xadrez, ioga, karatê, skate, dança de rua.

Na primeira edição, em 2005, a equipe Casa do Atleta levou o título do torneio. No ano seguinte, o troféu de campeão ficou com um time da unidade de Araraquara. Em 2007, os jovens da Unidade de Lins foram os campeões. O torneio é realizado pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação Casa, em parceria com a Federação Paulista de Futebol.

Da Fundação Casa

(M.C.)