Ribeirão Preto segue para a próxima fase da Copa da Casa

A unidade de Taquaritinga ficou em terceiro lugar após golear a unidade de Franca, por 5 a 1

ter, 27/01/2009 - 15h04 | Do Portal do Governo

A Unidade de Internação de Ribeirão Preto vence a Rio Pardo, por 2 a 1, e avança para a próxima fase da 5ª Copa da Casa de Futebol de 2009. A final interiorana foi disputada sexta-feira, dia 23, no Clube dos Comerciários de Ribeirão. A unidade de Taquaritinga ficou em terceiro lugar após golear a unidade de Franca, por 5 a 1.

A quinta edição da Copa da Casa, que teve início no dia 21 de janeiro, tem a participação de mais de 900 jovens, divididos em 63 equipes, de todo o Estado de São Paulo. A competição é realizada pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação Casa, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Participaram desta primeira rodada 90 adolescentes das unidades de Ribeirão Preto, Rio Pardo (ambas de Ribeirão), Franca, Sertãozinho, Araraquara e Taquaritinga. Na primeira fase da Copa da Casa, os jogos serão regionais e realizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Neves Paulista, Botucatu, Bragança Paulista e São José dos Campos. Classificam-se oito times para as oitavas-de-final da competição.

A partir daí, graças à parceria com a FPF, as partidas serão disputadas nas preliminares do Campeonato Paulista de 2009, nos estádios do Morumbi, Pacaembu e Parque Antártica, entre outros.

Mais integração – A exemplo dos outros anos (2005, 2006, 2007 e 2008), a concretização da competição tem como finalidade incentivar os adolescentes à pratica desportiva, em especial o futebol. E, também, possibilitar maior integração entre adolescentes e funcionários que, durante três meses, dedicam na preparação dos jovens para a competição.

Segundo a chefe de gabinete da Fundação Casa, um detalhe importante do torneio é que só podem participar times de unidades que não tenham problemas disciplinares. “Nas últimas quatro edições da competição não registramos problema envolvendo os adolescentes”, garante Ana. “Este é o quinto torneio. Eles praticam o esporte que mais gostam e isso permite que nós trabalhemos, paralelamente, valores como disciplina e respeito ao próximo e às regras”.

“O futebol faz com que o jovem mude de atitude”, diz Zé Maria, ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira que atua na supervisão de esporte na Fundação. “A participação na Copa da Casa já é uma vitória para esses jovens. E isso cria expectativa de mudança de vida por meio do esporte, que pode oferecer uma chance para que eles se tornem um jogador profissional”.

A copa não é o único torneio estadual da instituição. Anualmente, são realizados campeonatos de basquete, vôlei, handebol, futsal e até uma Olimpíada que reuniu 980 adolescentes em 2008, no Ginásio do Ibirapuera, na capital.

Campeões anteriores

Na primeira edição em 2005, aCasa do Atleta levou o titulo do torneio e a UI 17 (ambas do antigo e desativado Complexo do Tatuapé) foi a vice-campeã. Já no ano de 2006, o troféu de campeão ficou na unidade de Araraquara e o de vice, com a de Bauru. Em 2007, os jovens da Unidade de Lins foram os campeões – a unidade Rio São Francisco (Brás) ficou em segundo lugar. No ano de 2008, o título ficou com a unidade de Ribeirão Preto e Itaquera com o vice.

Da Fundação Casa